[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe é o estado brasileiro que tem proporcionalmente o maior número de escolas que fizeram adesão ao Programa Atleta na Escola. São 499 unidades de ensino inscritas no programa, sendo 431 da rede municipal, 65 da rede estadual e três da rede particular. O Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

A diretora do departamento de Educação Física (DEF/Seed), Maria Auxiliadora Pires, reforçou que o número expressivo de escolas inscritas no programa  foi devido à mobilização feita pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Educação Física. “O Governo de Sergipe acredita que o esporte, aliado à educação, é fundamental para a formação plena do cidadão e por isso realiza e apoia campeonatos em todo o estado. A Seed fez toda uma mobilização do Programa Atleta na Escola em todos os municípios, e como resultado temos uma efetiva participação das unidades de ensino”, diz a professora.

De acordo com o coordenador do programa em Sergipe, professor Humberto Félix, para fazer parte do Atleta na Escola as unidades de ensino que fizeram a adesão têm que realizar provas classificatórias, que compreendem três provas em cada fase na modalidade atletismo. A primeira delas é a denominada fase escolar e vai se realizar até o dia 8 de julho. Ela ocorrerá em espaços disponibilizados pela escola e inclui saltos em distância, corridas de velocidade e resistência.  Este programa é destinado aos alunos de 12 a 17 anos.

Os atletas classificados conquistarão vagas para a fase municipal-regional. Esta fase será realizada na segunda quinzena do mês de julho em polos que serão formados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Os vencedores da fase municipal-regional se classificarão para a etapa estadual, que será realizada no mês de agosto durante os Jogos da Primavera, visando à participação na etapa nacional”, explica a professora Maria Auxiliadora Pires.

Atleta na Escola

O Brasil irá sediar em 2016 as Olimpíadas. E para descobrir novos talentos na área do esporte, o Governo Federal, em parceria com os estados, municípios e o Distrito Federal, lançou o programa Atleta na Escola.  Para mais informações, clique aqui

 
 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.