[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – para o exercício 2003 vai começar no dia 30 de janeiro e se estenderá até o dia 6 de fevereiro de acordo com cada bairro. Os carnês já foram enviados à população pela Prefeitura de Aracaju, através da Sefin – Secretaria Municipal de Finanças – no início do mês.
Quem não recebeu seu carnê pode obter a segunda via na página da PMA na internet no endereço www.aracaju.se.gov.br ou na sede da Sefin, na Praça General Valadão. O calendário de pagamentos com todas as datas, bairros e possibilidades de parcelamento também está disponível na internet.
Para pagar o imposto as pessoas poderão se dirigir às agências do Banese, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, a qualquer casa lotérica ou ainda fazer o pagamento via internet.
Quem optar pela cota única e não tiver débitos pendentes com a prefeitura terá 10% de desconto no valor de seu IPTU. Aqueles que ainda estão em situação irregular e optarem pelo pagamento em apenas uma parcela terão 5% de abatimento. Se o contribuinte escolher pagar o imposto em parcelas nada será acrescido ao valor das prestações.
Este ano todas as pessoas que tiveram seu débito perdoado no ano de 2002 foram dispensadas do imposto, o que aumentou o número de isentos de oito para 21 mil. De acordo com o secretário municipal de Finanças, Nilson Lima, estas pessoas não precisarão fazer o requerimento de isenção à Prefeitura de Aracaju nos anos de 2003 e 2004. “Isto se deve ao projeto de lei encaminhado pelo prefeito Marcelo Déda à Câmara de Vereadores. O requerimento só vai precisar ser feito caso haja mudança no patrimônio do contribuinte”, informou o secretário.
Os valores cobrados este ano serão em média 5% maiores do que os cobrados no ano passado. “O aumento aconteceu por causa da atualização monetária”, explicou Nilson Lima. “Mas 63 mil contribuintes vão pagar o mesmo valor do que foi pago em 2002 ou uma quantia ainda menor”, afirmou. Segundo o secretário esta diminuição acontecerá por conta da extinção do preço público, ou seja, não haverá mais cobrança apenas pelo envio dos carnês.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.