Procuradores visitam Centro Educacional Vitória de Santa Maria
Procuradores gerais de Justiça que estão em Aracaju participando de evento nacional visitaram na tarde da última quarta-feira, 19, as instalações do Centro Educacional Vitória de Santa Maria. No mesmo dia, pela manhã, eles acompanharam de perto o lançamento do Censo Educacional e Social no bairro Palestina.
“É muito importante essa parceria entre o Ministério Público e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Existe um respeito mútuo que traz resultados positivos para o setor educacional de Sergipe. As sugestões do MP que são acatadas pela Seed só trazem benefícios para os nossos alunos”, diz o secretário Belivaldo Chagas.
O secretário lembrou que o Governo de Sergipe já entregou 79 unidades escolares totalmente reformadas. Belivaldo Chagas informou que ainda existem mais 38 prédios escolares com as obras em andamento e 30 estão em processo de licitação para serem reformados. “Já investimos mais de R$ 70 milhões. Somente em Aracaju já foram concluídas obras em 19 unidades escolares e 14 estão em andamento”.
Belivaldo Chagas frisou que nos últimos seis anos foram investidos mais de R$ 90 milhões em reformas e ampliação de escolas. “Uma forma de combater a evasão é oferecer prédios novos e seguros aos alunos e com boas condições de trabalho para os professores”, acentua.
Representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE) também participaram do Projeto ‘Censo Social’, conduzido pelo Ministério Público de Sergipe (MP/SE). O secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, destaca que o Censo Social é referência para os demais estados brasileiros, uma vez que mobiliza gestores públicos, professores, estudantes e famílias para erradicar a evasão escolar, contribuindo para assegurar a igualdade de oportunidades a todos os sergipanos.
“Este projeto vem demonstrando significativo papel na construção de um novo amanhã. É louvável a iniciativa do Ministério Público e demais parceiros cujos resultados apontam para um novo tempo de integração das instituições, governos e população, para a solução de problemas sociais, a exemplo da evasão escolar”, afirma o secretário.
Censo Educacional
O procurador geral de Justiça de Sergipe, Orlando Rochadel, lembrou que o Centro Educacional Vitória de Santa Maria surgiu depois que o Ministério Público realizou o Censo Educacional no bairro Santa Maria e constatou a existência de mais de duas mil crianças e adolescentes fora da sala de aula. “Precisávamos fazer alguma coisa por essas crianças, e graças à participação dos governos estadual e municipal e de empresários locais, construímos a maior escola pública de Sergipe”, ressalta.
Orlando Rochadel pontuou também que, além de ganhar a maior escola pública de Sergipe, o bairro Santa Maria foi beneficiado com a construção de uma delegacia, do Fórum e de melhorias na infraestrutura das ruas. “Antigamente os moradores tinham vergonha de dizer que moravam neste local. Hoje, tudo está diferente, e o Santa Maria mudou para melhor”.
Alunos revelação
Emocionado, o diretor do Centro Educacional, José Gomes dos Santos Júnior, agradeceu o apoio que vem recebendo da Secretaria de Estado da Educação e de todos os professores e servidores. “É uma satisfação trabalhar neste colégio. Aqui temos excelentes alunos, professores e servidores. Quero também ressaltar o apoio do Ministério Público, um parceiro que nos ajuda a elevar ainda mais a qualidade do ensino da nossa instituição”, disse.
O diretor lembrou que uma aluna do Centro Educacional Vitória de Santa Maria foi destaque na prova de Redação do Enem de 2012. “Assim como Cínthia, temos aqui excelentes alunos. Com certeza, num futuro bem próximo, eles estarão brilhando nos diversos setores da economia. Fazemos de tudo para oferecer as melhores condições possíveis para os alunos, professores e demais servidores”, disse.
Homenagem
José Gomes Júnior também entregou um buquê de flores ao procurador Geral de Justiça, Orlando Rochadel, e ao secretário Belivaldo Chagas. Em seguida, ele fez questão de entregar rosas para alguns professores e servidores. As professoras Rita, Sarah e Vera, bastante emocionadas, agradeceram a homenagem. “Para mim é uma honra fazer parte desta equipe. Quero dividir esta rosa com todos os alunos e colegas de trabalho”, disse Sarah.
Em seguida, acompanhados do procurador geral de Justiça, Orlando Rochadel, e do secretário Belivaldo Chagas, os demais procuradores visitaram o complexo educacional formado pelas escolas de ensino fundamental e médio.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Procuradores visitam Centro Educacional Vitória de Santa Maria – Fotos: Eugênio Barreto/Seed