Museu da Gente Sergipana realiza cortejo no Centro de Aracaju
O primeiro cortejo promovido pelo Instituto Banese para celebrar os festejos juninos foi realizado na última quinta-feira, 13, dia de Santo Antonio, com participação do Samba de Pareia Juvenil e do Batalhão Tradição, da cidade de Laranjeiras. O evento contou com a presença da diretoria do Intituto Banese, do secretário de Cultura de Laranjeiras e dos educadores do Museu da Gente Sergipana. O cortejo saiu do Mercado Tales Ferraz em direção ao Museu, na Avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju. A SMTT, com os seus agentes de trânsito, deu respaldo e segurança aos participantes durante todo o trajeto.
Na saída do cortejo, o estandarte do Museu da Gente Sergipana foi levado por Dona Nadir, líder do Samba de Pareia de Laranjeiras. Aos 64 anos, mãe de 10 filhos e avó de 26 netos, Dona Nadir esbanjava alegria e satisfação durante o trajeto. No meio do percurso, o estandarte passou a ser empunhado pela mestra do Batalhão, Dona Nivalda.
Durante o trajeto, trabalhadores e estudantes bateram palmas e dançaram ao som dos ritmos juninos. No final, entraram no Museu da Gente Sergipana pelo portão principal, normalmente fechado para o fluxo de visitação, sendo todos recebidos com palmas pelos visitantes e demais trabalhadores do Museu.
A educadora do Museu e moradora de Laranjeiras, Irani Ramos, cantou e dançou junto com os grupos. “Hoje foi feito algo muito diferente, o cortejo motivou as pessoas que presenciaram, pude perceber o olhar curioso dos turistas que por fim acabaram nos acompanhando. Os grupos estavam animados e contagiavam quem passava, foi uma experiência excelente, que pode e deve ser copiada, para que a população conheça a cultura sergipana que além de ser riquíssima é bonita de se ver”, disse Irani.
Segundo o superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, a realização desse cortejo tem um simbolismo importante. “Estamos buscando trazer a Cultura Viva para dentro do Museu e levar o Museu para a rua junto com a cultura dos municípios. Queremos que todo o povo sergipano desfrute deste grandioso equipamento cultural”, ressaltou.
Dentro do Museu, a festa continuou animada. O diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, deu as boas vindas e agradeceu a todos, mostrando-se muito contente com o evento. “Estamos satisfeitos por mostrar ao povo de Aracaju a beleza da cultura junina de Laranjeiras, mas talvez esta seja a parte mais importante deste acontecimento, fazer com que vocês conheçam este museu, que tem os traços dos sergipanos”, completou. Muitos participantes do cortejo visitavam o Museu pela primeira vez e se mostravam felizes por fazerem parte do que estavam vendo, interagindo com as instalações multimídia do espaço cultural, ao som de músicas tradicionais dos festejos juninos.
O Museu da Gente Sergipana em Cortejo terá ainda mais duas edições, com a participação de grupos culturais de Estância, no dia 20, e de Barra dos Coqueiros, no dia 27. Em todos os dias, a saída está prevista para 9h, com o mesmo trajeto do primeiro cortejo. O São João da Gente Sergipana é uma realização do Instituto Banese, promoção do Museu da Gente Sergipana, com apoio cultural do Café Gente e Prefeituras Municipais de Laranjeiras, Estância, Barra dos Coqueiros e Tobias Barreto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Museu da Gente Sergipana realiza cortejo no Centro de Aracaju – Dirigentes e colaboradores do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana participaram da manifestação