Educação participa das comemorações do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso
O Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso (Cedipe) realizou nesta quinta-feira, 14, no auditório do Museu da Gente Sergipana, uma programação especial pela passagem do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra os Idosos. Representaram a Secretaria de Estado da Educação (Seed) no evento as professoras Kelly Valença, coordenadora estadual do Programa Sergipe Alfabetizado; Maria Angélica da Silva Costa Santos, coordenadora do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, e Maria José Santana, técnica da Rede Qualivida. As duas últimas professoras representam a SEED no Conselho do Idoso. Elas apresentaram as ações da Educação em prol do idoso.
A coordenadora do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, professora Maria Angélica da Silva Costa Santos, destacou as ações que estão sendo realizadas nas unidades de ensino em defesa do idoso. “Estamos sempre incluindo nas nossas ações, nos temas que tratamos nas escolas, o cuidado e o respeito ao idoso. É uma questão de cidadania. Afinal,
todos seremos idosos algum dia”, disse Maria Angélica.
Já a técnica Maria José Santana, suplente da Seed no Conselho, enfatizou que a Secretaria da Educação está sempre preocupada em promover ações que beneficiem os idosos. “Temos programas que assistem os idosos que fazem parte do nosso quadro de funcionário, como também aqueles que atendem aos que estão fora dos nossos quadros, a exemplo do Sergipe Alfabetizado, que tem um número significativo de alunos com idade acima dos 50 anos”, relatou.
A coordenadora estadual do Sergipe Alfabetizado, Kelly Valença, afirmou que o Sergipe Alfabetizado tem feito muito pelos idosos. “Já alfabetizamos 4002 idosos somente no Módulo 2011/2012 e atualmente estamos na fase de cadastramento. Trazer para o idoso a possibilidade de ler e escrever é uma questão de propiciar cidadania e independência”, disse a coordenadora.
Programação
Os trabalhos foram abertos pelo secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Alves de Oliva, e em seguida a promotora Berenice Andrade de Melo fez a apresentação do Salve Idoso. A programação seguiu com a apresentação do presidente do Conselho Estadual dos Diretos e Proteção do Idoso, Manuel Durval Andrade Neto, e o lançamento do “Guia de Orientação para Criação e Gestão dos Conselhos Municipais de Proteção ao Idoso.
O evento contou ainda com a mesa-redonda intitulada Fortalecimento da Rede de Proteção e de Serviço da área da Pessoa Idosa, com a participação do Ministério Público Estadual, representante da Sedhuc, Seides, Seed, SES, SSP, Semfas, Smas, Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Aracaju Ilipi/ Same e Fetase.
A partir das 16h desta sexta está prevista a panfletagem no centro da cidade, sob a coordenação de Fernando Kasideram; panfletagem em frente ao INSS, sob a coordenação de Edna Lima; panfletagem na Orla de Atalaia sob a coordenação de Joselita Lima, e panfletagem na Passarela do Caranguejo, sob a coordenação de Manuel Durval Neto.
Melhor idade
Para o senhor José Morales Martins Júnior, 90 anos, o momento em que ele está vivendo é o da melhor idade. “Graças a Deus gozo de boa saúde e me alimento muito bem. Estou realmente curtindo a vida. Tenho duas bisnetinhas e espero ainda chegar a ser tataravô. Espero chegar lá. Quem sabe?”, indagou o senhor José.
Já João Walmir Souza, que é vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso, avalia que muita coisa melhorou em relação ao tratamento ao idoso. “São muitas ações, cartilhas, guias, leis que têm sido realizadas para que possamos curtir a nossa melhor idade da melhor forma possível. Muito melhorou e ainda pode melhor, principalmente por parte das pessoas respeitarem a nossa condição de idoso”, enfatizou João Walmir.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Educação participa das comemorações do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso – A coordenadora estadual do programa Sergipe Alfabetizado
- Kelly Araujo Oliveira