Curso sobre Astronomia é encerrado com os professores observando o céu
Com uma palestra sobre astronáutica proferida pela professora Norma Teresinha Reis, técnica em assuntos educacionais do MEC, encerrou-se na manhã desta quinta-feira, 13, o ciclo de palestras do curso de formação continuada sobre Astronomia, Astronáutica e Ciências
Espaciais. O curso também contou com a construção e lançamento de foguetes e montagem do galileoscópio. O evento culmina esta noite com o reconhecimento do céu e observações com telescópio realizado no planetário de Aracaju.
Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o evento reuniu mais de 90 professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas. Durante três dias o auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, foi palco de palestras e oficinas sobre o tema.
A professora Norma Terezinha Reis afirmou que a astronáutica é uma área fascinante que desperta a curiosidade, sobretudo do jovem, que perceber que através da educação é possível levar seus sonhos adiante. “A astronáutica é a ciência e a prática de exploração do espaço por
naves tripuladas. Estuda trajetória de asteroides para evitar choques com a terra. Por isso é muito válida a participação dos professores da educação básica neste evento”, destacou Norma.
A professora Cíntia Inês Boll, representante do Programa Mais Educação do MEC, ficou muito satisfeita com a participação e interesse dos professores durante o evento. “Foi gratificante e muito bom para a educação de Sergipe a realização deste evento. No próximo ano estaremos aqui novamente, trazendo mais oficinas, palestras e a realização do I Campeonato de Robótica do Estado, envolvendo alunos inseridos no programa Mais Educação”, declarou a professora.
Satisfação
Os educadores que compareceram ao evento saíram satisfeitos com os novos conhecimentos adquiridos. O professor Roberto Carlos da Silva, que leciona matemática no Centro Estadual de Profissional José Figueiredo Barreto, confessou que saiu com novas ideias para trabalhar
sua disciplina em sala de aula. “Foi um aprendizado a mais na minha carreira e também a possibilidade de compartilhar boas experiências em diversas áreas do conhecimento. Vamos trabalhar melhor a interdisciplinaridade com os alunos”, disse o professor.
Esta também foi a opinião da professora Nilzete de Novaes, que leciona geografia no Colégio Estadual João Batista Nascimento. “Todos os conteúdos abordados no evento torna as disciplinas mais interessantes. A geografia tem uma relação muito forte com a astronomia, pois estudamos o sistema solar, coordenadas geográficas e o uso dos satélites nas novas tecnologias. Foi realmente enriquecedor”, afirmou a professora.
Lançamento de foguetes
Na última terça-feira, 11, como conclusão da oficina de construção de foguete, foi feito o lançamento de foguetes no parque da sementeira. O experimento foi realizado pelos professores participantes do evento. Os foguetes chegaram a atingir mais de 100 metros de altura.
Observação do céu
Já na noite desta quinta-feira, 13, às 20h, na Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), os professores farão o reconhecimento do céu e observações com telescópio. Para o professor Augusto Almeida, diretor da CCTECA , vai ser uma oportunidade excelente para ampliar o conhecimento dos participantes do evento.
“São experiências que permitirão que os professores atualizem seus conhecimentos e aprendam novos conceitos na área da astronomia. Esse aprendizado pode ser inserido em todas as disciplinas tornando as aulas mais atrativas para os alunos”, enfatizou Augusto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Curso sobre Astronomia é encerrado com os professores observando o céu – Fotos: Juarez Silveira/Seed