[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), segue trabalhando para fazer do Encontro Nordestino de Cultura, que será realizado em Aracaju no primeiro semestre de 2014, um marco para a região Nordeste. Após apresentar o projeto à ministra Marta Suplicy, a secretária Eloisa Galdino discutiu o formato do evento com os gestores e dirigentes culturais de todos os Estados nordestinos durante reunião na cidade do Recife, realizada nesta terça-feira, 11.

Além da proposta de programação e formato do evento (dias e locais), foram debatidas a participação dos Estados na organização e de como se dará o processo seletivo dos agentes culturais e manifestações artísticas que vão compor o Encontro Nordestino de Cultura. Ficou acertada a formação de una comissão de organização do evento, que será encabeçada por Sergipe e terá a participação de um representante de cada Estado, além do Ministério da Cultura (MinC).

A secretária Eloisa Galdino mostrou-se satisfeita com a repercussão da iniciativa de Sergipe entre seus colegas. “O entusiasmo dos secretários de Cultura do Nordeste com a idéia do Encontro foi nítido. Imediatamente foram expostas sugestões e idéias que fortalecem nossa intenção de construir esse evento coletivamente”, declarou.

Chico César, secretário da Paraíba, elogiou o projeto. “Além de ser uma oportunidade de promover uma grande exaltação à cultura nordestina, será um espaço importante de troca e amadurecimento das políticas culturais que vêm sendo desenvolvidas na região”, disse Chico.

Osvaldo Viegas, secretário de Estado da Cultura de Alagoas, parabenizou Sergipe pela iniciativa. “O Nordeste precisa de ações consistentes de integração e intercâmbio como essas. Será um grande evento e estamos dispostos a contribuir para o sucesso dele”, falou Viegas.

Sobre o Encontro Nordestino de Cultura

O plano inicial da Secult é realizar o Encontro Nordestino de Cultura em abril de 2014, em um final de semana, com atividades culturais e apresentações de artistas de todos os estados do Nordeste em diversos pontos de Aracaju. Com esse projeto, o MinC e a Secult esperam contar com a participação de mais de 500 agentes culturais nordestinos e atrair um público de aproximadamente 100 mil pessoas à programação.

O Encontro Nordestino de Cultura reúne esforços de diversas autoridades políticas locais, a começar pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB), líder da bancada sergipana no Congresso Nacional, que destinou emendas parlamentares para a viabilização do projeto.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.