Técnicos da Vigilância Sanitária são capacitados em Curso de Alimentação
Começou nesta segunda-feira, 10, e segue até a próxima quarta, 12, a 8ª turma do Curso de Boas Práticas em Serviços de Alimentação para os técnicos da Vigilância Sanitária dos municípios. A capacitação, que é realizada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), acontece no auditório da Vigilância Sanitária Estadual (Divisa).
Com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), 30 técnicos das Vigilâncias Sanitárias vão passar por aulas teóricas, práticas e, por fim, de um debate sobre as experiências encontradas em campo. A consultora de alimentos do Senai, Maria Ricardina Castro, explica qual o principal objetivo das aulas.
“A intenção do curso é chamar a atenção dos técnicos para as principais formas de contaminação e manejo dos alimentos nos estabelecimentos comerciais. A maior forma de transmissão de doenças se dá quando o vendedor pega no alimento com a mão suja ou acondiciona em locais inapropriados”, ensina a professora que também informa que o cidadão tem o direito de conhecer a cozinha de preparo dos alimentos para ver as condições de higiene.
Entre as palestras, o curso aborda a Legislação da Vigilância Sanitária, a higienização e manejo dos alimentos e resíduos, a qualidade da água entre outros assuntos. Segundo a gerente do setor de alimentos da Divisa, Rosana Barreto, é o trabalho em conjunto dos agentes municipais e da população que faz a diferença na segurança alimentar.
“Hoje o Estado cumpre mais uma vez o seu papel que é o de capacitar os agentes e também ajudar no monitoramento das visitas técnicas nos locais onde se vende alimentos e refeições prontas. Contudo, precisamos contar com a ajuda da população ao fiscalizar e denunciar os casos de irregularidades. A população pode ligar tanto para a Vigilância local ou para a Divisa, pelo número 3225-3800”, informa.
Para o agente Eraldo Maciel, da Vigilância Sanitária do município de Divina Pastora, o conhecimento vai se reproduzir de forma prática no dia a dia das vistorias técnicas. “Saber sobre o nosso papel de atuação na sociedade é muito importante porque cuidamos da saúde da população. Também é importante cuidar da maneira correta dos alimentos para que a própria cidade não tenha uma imagem distorcida se uma pessoa adoecer por comer em um dos nossos estabelecimentos comerciais”, aponta.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos da Vigilância Sanitária são capacitados em Curso de Alimentação – Fotos: Ascom/SES