[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após uma semana de atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorando em 5 de junho, a Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerra a programação da Semana do Meio Ambiente com a realização da Conferência Livre de Meio Ambiente sobre Resíduos Marinhos. O evento irá ocorrer nesse sábado, 08, às 8h30, no dia na Escola Municipal José Carlos Teixeira, do povoado Areia Branca, Bairro Mosqueiro.

A conferência, que contará com a participação da comunidade local, de pescadores e dos marisqueiros, faz interface com a VII Conferência Nacional do Meio Ambiente que traz nesta 4ª edição discussões sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem como um dos focos, a meta de acabar com os lixões até 2014.

Mais da metade dos municípios do Brasil ainda possui esses precários depósitos a céu aberto. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), são 2.906 unidades que devem ser fechadas até 2014.

Expectativas

Quanto ao fórum de discussões sobre o lixo marinho, cerca de 80% do lixo nos nossos oceanos e cursos d’água vem de terra, através do vento e de enxurradas de ruas e estradas. Os outros 20% são lançados de navios e embarcações de pesca.

O lixo marinho é resultante de todo resíduo sólido que é produzido e lançado em rios, riachos, esgotos e córregos que chegam aos ambientes costeiro e marinho por meio de qualquer fonte.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, “a conferência é um momento dedicado a eminente necessidade de ações mitigadoras e corretivas em relação a este problema da poluição marinha. Os resíduos sólidos são um compromisso de todos”, declarou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.