Produtos do ‘Frutos da Terra’ são doados para entidades de Moita Bonita
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) continua a realizar doações dos produtos oriundos da agricultura familiar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Frutos da Terra em entidades socioassistênciais e em unidades de ensino.
Nesta semana estão sendo entregues 4.400 quilos de alimentos em Moita Bonita para abastecer 16 instituições no município. “Em Moita Bonita o programa conta com 12 produtores, sendo um orgânico. As entidades beneficiadas são 10 escolas rurais, três escolas de ensino infantil, dois Centros Referencia da Assistência Social (CRAS) e um Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)”, explica Rosangela Alves, coordenadora estadual do PAA.
Nesta terça-feira, 21, foi realizada a entrega no Peti, na sede do Projeto Mais Educação e no CRAS municipal. A coordenadora de Alimentação Escolar de Moita Bonita, Maria Odinete, agradeceu pelos bolos de batata doce que recebeu no projeto. “Vamos reforçar a merenda dos meninos com esse delicioso bolo. O lanche agora vai ficar ainda mais saboroso”, garante.
Foram doados em Moita Bonita batata doce (553 quilos), bolos de batata doce (446 quilos), macaxeira orgânica (553 quilos), beterraba (523 quilos), alface (120 quilos), pimentão (110 quilos), couve (163 quilos), coentro (99 quilos), banana (667 quilos), melancia (1145 quilos).
Cledja Vieira dos Santos, coordenadora municipal do PAA, destaca a entrega de bolos de batata doce como o diferencial do seu município. “Além das frutas, verduras e legumes vendidos para o PAA, tivemos a ideia de utilizar a batata doce, que é o carro chefe do nosso município, na fabricação de bolos para a distribuição nas entidades. Criei a receita e passei para quatro produtoras do PAA. Elas aproveitaram para fabricar os bolos e doar para as entidades também”.
Uma das produtoras de batata doce, Maria Cristina Barreto, doa os produtos e prepara os bolos. “Agora, além do trabalho na roça, também tenho essa ocupação na fabricação de bolos. Para mim é bom demais, planto, colho e ainda produzo os bolos para o programa” ressalta.
O agricultor orgânico, José Paes Gonzaga, morador do povoado Oiteiros, fala com satisfação da sua colheita. “Minha macaxeira é livre de qualquer tipo de veneno, só uso adubo orgânico, como esterco, urina de vaca. Além da macaxeira também planto inhame, batata doce, quiabo. Além de vender para o PAA, também vendo na feirinha de Ribeirópolis. Torço para que um dia toda a minha produção orgânica seja vendida para o PAA”.
A mesma alegria sente o agricultor Jocivaldo Almeida Barreto. “Agora estou livre do atravessador, tenho o lucro garantido e um destino certo para a minha plantação. É muito bom saber que o eu planto será muito aproveitado em escolas e instituições que cuidam de pessoas que não tem condições financeiras. Essa semana foram vendidos 1.195 quilos da minha produção para o PAA”.
Frutos da Terra
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Modalidade Compra Direta com Doação Simultânea é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com governos de estados e municípios. Com o programa, o Governo adquire produtos da agricultura familiar e os repassam a equipamentos públicos de alimentação e nutrição como escolas, hospitais públicos e creches, estimulando também as ações de acesso à alimentação.
O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Produtos do ‘Frutos da Terra’ são doados para entidades de Moita Bonita – Coordenadora municipal do PAA
- Cledja Vieira dos Santos