Estudantes de Boquim conhecem obras de conterrâneo ilustre na Roda de Leitura
O auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) ficou lotado na manhã desta terça-feira, dia 21, para mais uma edição da Roda de Leitura, que desta vez homenageou o ilustre sergipano Hermes Fontes. Estudantes de escolas públicas dos municípios de Japaratuba e Boquim, terra natal do escritor, participaram da Roda e puderam conhecer um pouco sobre a vida e obra deste sergipano reconhecido nacionalmente por sua poesia tão singular.
A estudante Karbia Larissa, da Escola Municipal Joaldo Barbosa, adorou a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o seu conterrâneo. “Achei muito boa a ideia de participar da Roda e poder conhecer mais sobre esse grande ídolo de Boquim e envolver a gente com a literatura”, afirma a estudante.
Segundo a professora Sonia Virginia Santana, levar os estudantes para participar da Roda de Leitura sobre Hermes Fontes foi mais uma forma de reforçar para eles a importância desse ilustre sergipano de Boquim. “Nós sempre trabalhamos as obras dele em sala de aula, por isso resolvemos trazê-los para reforçara importância dele para nossa cultura”, ressalta a professora.
A diretora da Escola Municipal Joaldo Barbosa, Joelma Santos, destacou a importância de projetos como a Roda de Leitura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, através da BPED e do Proler. “É fundamental o estímulo à leitura entre os nossos jovens. Essa é uma ideia muito boa que podemos levar também para o nosso município”, completa.
O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), José Costa, que foi um dos mediadores da Roda sobre Hermes Fontes, enfatizou a importância do projeto. “Essa é uma iniciativa interessantíssima, pois abre espaço para discutir e conhecer os escritores do nosso Estado e com isso coloca em contato com a cultura sergipana”, frisa.
Projeto
As Rodas de Leitura acontecem duas vezes por mês no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) e é um espaço aberto para todos os amantes da leitura. Sempre na primeira terça-feira do mês são discutidos textos de autores contemporâneos e às terceiras terças-feiras as Rodas se dedicam às obras de literatura sergipana.
Os encontros ocorrem sempre no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), a partir das 9h. A iniciativa é da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Proler.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estudantes de Boquim conhecem obras de conterrâneo ilustre na Roda de Leitura – Fotos: Denisson Alves/Secult