[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Fundação Hospitalar de Saúde, está implantando um novo serviço que vai possibilitar mais agilidade na remoção de pacientes, auxiliando a regulação, promovendo maior rotatividade de leitos.

Trinta servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) estiveram reunidos na sexta-feira, 17, para conhecer o Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA) que será utilizado para transferir pacientes entre unidades da Rede Estadual, levá-los de uma unidade para outra para passar por avaliação de especialistas, realização de exames complementares e procedimentos.

O serviço será responsável para transferir os pacientes clínicos de baixa complexidade das emergências para unidades hospitalares que tenham suporte necessário ao diagnóstico. As unidades preferenciais para que o paciente seja levado são aquelas mais próximas da região onde ele vive.

“Com esse serviço, que é parte do programa SOS Emergências, do Ministério da Saúde, o setor de urgência e emergência do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), por exemplo, será destinado apenas aos pacientes graves, de alta complexidade. Isso vai garantir o acesso mais rápido do paciente de baixa complexidade ao leito e proporcionar um cuidado de melhor qualidade aos pacientes graves”, explicou Luciana Prudente, técnica da FHS.

O SRIHA vai contar inicialmente com oito ambulâncias semelhantes às Unidades de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe), que serão destinadas somente à remoção de pacientes que já estão em tratamento na rede hospitalar. “Os condutores receberão um curso para condução de veículo de emergência e os enfermeiros farão um treinamento de suporte básico de vida”, disse Luciana Prudente.

A enfermeira Lidiane Maria Calado Lisboa é uma das profissionais que vai integrar o SRIHA. “Fiquei bastante empolgada ao saber como o serviço vai funcionar, ele é muito importante para a população”, disse a profissional que tem experiência em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.