[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Professores que atuam nos programas Se Liga e Acelera Brasil, desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna, estão participando de uma capacitação, que teve início na manhã desta terça-feira, 14, no Centro de Educação Profissionalizante José Figueiredo Barreto. Esta é a primeira formação, cujo objetivo é fazer com que os professores possam desenvolver melhor a metodologia dos programas em sala de aula, tendo como foco a alfabetização.

De acordo com a coordenadora estadual dos programas, Áurea Sérgia Oliveira Prado, estão participando da capacitação 120 professores. O curso vai até a próxima quinta-feira, 16, e os programas têm como objetivo atingir cerca de quatro mil alunos.

“Corrigir o fluxo escolar é o nosso grande objetivo. Outro intento nosso é dar oportunidade aos alunos do 1º ao 5º ano que ainda não sabem ler a compreenderem e interpretarem o código escrito,  escreverem com fluência e darem continuidade aos seus estudos”, explicou.

A gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Nilcéa Lopes, falou sobre a importância desses programas, que têm como foco os alunos com defasagem de idade e série. “Essas crianças têm uma marca de desinteresse pelos estudos, desmotivação e baixa autoestima. Os programas de correção de fluxo escolar trazem um resgate da crença  nelas mesmas. Nós, profissionais da educação, podemos ajudá-las a darem continuidade aos seus estudos e serem bem-sucedidas. Não podemos deixar essas crianças sem concluir o ensino fundamental e a educação básica, que é um direito assegurado a elas”, disse Nilcéa.

Os professores participantes elogiaram bastante a oportunidade de estarem nos programas Se Liga e Acelera Brasil. A coordenadora regional dos PCFs da DRE 2, Juciara Ribeiro, disse que “participar desse programa traz crescimento pessoal. Para nós é uma chance única, pois ajudamos os alunos a conquistarem várias oportunidades”.

Já Vilma Bezerra do Nascimento, coordenadora regional da DRE 6, destacou que “é um programa muito bom, bem monitorado, que acompanha os alunos no dia a dia,  e a gente vê bons resultados”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.