APA Sul sedia reunião dos membros do Conselho Consultivo
Embora seja o menor estado em extensão territorial do Brasil, Sergipe possui hoje duas Unidades de Conservação (UC) e duas Áreas de Proteção Ambiental (APA). Entre os seus objetivos destacam-se a manutenção da diversidade biológica, a proteção de espécies e recuperação dos recursos hídricos, bem como a promoção da educação ambiental, do ecoturismo, a pesquisa científica e a proteção de recursos naturais para sobrevivência de populações tradicionais.
Outros pontos importantes, que caracterizam as UC’s e as APA’s, se dão pela criação de conselhos consultivos, que funcionam como um elemento fundamental na gestão desses recintos, auxiliando assim os gestores no desenvolvimento de suas atividades. Durante a manhã de hoje, 10, a cidade de Estância serviu como palco para mais uma reunião dos Membros do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe (Apa Sul), área gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Conforme explicou o gestor da Apa Sul, Paulo César Umbelino, um dos assuntos abordados na reunião foi referente à situação atual das áreas de preservação permanente do município de Estância, a exemplo do incêndio criminoso que ocorreu ainda nesse trimestre. “Outro ponto abordado na reunião foi em relação da seca que ocorreu na Lagoa Azul e do seu cercamento irregular”, disse,
Campanha
Ainda segundo Paulo César no início do ano, a Semarh, juntamente com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou duas expedições científicas objetivando coletar dados de aves migratórias do litoral sul sergipano. Na reunião, o gestor da APA apresentou essas informações para o conselho, destacando que durante a Semana da Mata Atlântica, a APA SUL, realizará uma campanha em virtude dessas aves migratórias.
“Nessa segunda fase, iremos mostrar os resultados dessas expedições para as comunidades tradicionais, as escolas que envolvem o entorno da APA, assim como para toda população estanciana, tendo o objetivo de preservar e conservar o habitat dessas aves”, destacou, finalizando que essas aves são importantes indicadores de sustentabilidade.
Participação
Participaram da reunião membros da Semarh, UFS, Secretaria de Turismo e Comunicação Social de Estância, Seinfra, Emdagro, Associação Mista de Pescadores de Porto do Mato, Associação de Moradores e Vizinhanças do Bairro Santa Cruz, Pelotão Ambiental e SAAE.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- APA Sul sedia reunião dos membros do Conselho Consultivo – Fotos: Ascom/Semarh