Programa Estadual DST/Aids orienta socioeducandos da Fundação Renascer
Com o objetivo de proporcionar aos internos que cumprem medidas socioeducativas na Unidade Feminina (Unifem) e na Unidade de Internação Provisória (Usip) o acesso à educação sexual, a Fundação Renascer, através da unidade de saúde que atende os dois alojamentos, promoveu palestras sobre Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. A ação teve a parceria do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
As palestras foram conduzidas pelo médico e coordenador do programa, Almir Santana, que destacou a importância da ação. “É fundamental que esses jovens sejam orientados porque eles estão em uma idade em que a sexualidade está aflorada. O essencial é levar a informação o quanto antes para que, quando o adolescente ressocializar-se, reflita sobre o seu comportamento em relação ao sexo”, afirma.
A metodologia empregada nas palestras utilizou ilustrações, fotos e infográficos que auxiliaram nos esclarecimentos sobre as formas de riscos, contaminação, sintomas apresentados e tratamento das doenças. Orientações sobre o contágio da Aids através da aplicação de drogas injetáveis e demonstrações sobre o uso da camisinha também foram destaque.
Durante o encontro, 10 meninas da Unifem e 15 adolescentes da Usip puderam ouvir instruções sobre como sexualidade com segurança. Para o adolescente A. T., interno da Usip, o bate papo com Almir Santana foi muito esclarecedor. “Ele falou sobre as formas de transmissão. Aprendi que através do sexo é que pega as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids”, conta.
De acordo com a gerente da Unidade de Saúde, Ildete Mendes, essas ações estão dentro do planejamento de internação de todas as unidades socioeducativas da Fundação Renascer. “Temos um calendário de atividades para os internos. Nosso objetivo maior é promover a educação, a saúde e a prevenção desses adolescentes”, pontua.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]