Saúde realiza Dia D da Campanha de Vacinação
Um dia para celebrar a saúde e de conscientizar sobre a importância de tomar sempre a vacina. Assim foi o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, promovido pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, neste sábado, 20. Aqui em Sergipe não foi diferente. Com o tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe!”, a campanha foi organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com as secretarias municipais, que disponibilizou a vacina para todas as 350 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios sergipanos.
A abertura do ‘Dia D’ foi realizada no município de Nossa Senhora do Socorro, na UBS Prefeito Luis Pereira da Silva, localizada no povoado Taiçoca de Fora. A solenidade contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, da primeira dama e secretária de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, Sílvia Fontes, do vice-prefeito Job Carvalho, do secretário de Saúde de Socorro e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de Sergipe, Saulo Eloy Filho, do Diretor Geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Marcelo Vieira, além do prestígio de toda a comunidade.
“É uma alegria estarmos aqui na Taiçoca de Fora, para marcarmos esse dia tão importante. Ao longo desses 15 anos em que iniciamos a caminhada da vacinação contra a gripe, observamos um efeito espetacular pela adesão e conscientização. São 250 mil pessoas que queremos vacinar em todo o Estado de Sergipe. É a campanha que mobiliza da gestante ao idoso. O sucesso da iniciativa é o somatório de forças e empenho das equipes da Vigilância e da Atenção Básica. A saúde é feita por um braço operacional de solidariedade que vai desde o agente de saúde até o enfermeiro e médico. Nossa proposta é avançar e resgatar a dignidade da saúde do povo”, afirma a secretária Joélia Silva.
Para o secretário de Saúde de Socorro, Saulo Eloy, o Dia D é marcado pelo trabalho em conjunto de sensibilização. “Hoje é dia de festa, dia de conscientizar sobre o quanto é fundamental trazer a família para receber a vacina. Nossa Senhora do Socorro está muito feliz em ver a secretária Joélia, que possui espírito municipalista, se dedicando integralmente para levar a saúde para todas as cidades de Sergipe. É bonito de se ver todos os profissionais aqui reunidos em prol dessa causa tão importante”, afirma Saulo Eloy Filho.
Para a primeira dama e secretária de Assistência Social de Socorro, Sílvia Fontes, a parceria constante das prefeituras com a SES reflete no desenvolvimento da Saúde em Sergipe. “É maravilhoso poder contar sempre com Joélia Silva, que compreende todos os nossos anseios e está sempre firme para solucionar as demandas existentes. Quando uma equipe trabalha em sintonia, com força e garra, as atividades andam nos trilhos e a população sempre ganha. Espero que, ao longo desses dias de campanha, cada um de nós sejamos multiplicadores”, comemora.
Vacinação
Para a realização da campanha em Sergipe, o Ministério da Saúde disponibilizou 380 mil doses da vacina, sendo que a meta é vacinar no mínimo 280 mil pessoas, que representa 80% da população prioritária, composta por idosos, gestantes, puérperas com até 45 dias, povos indígenas, população, carcerária, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, profissionais da saúde, além das pessoas portadoras de doenças crônicas.
“Os doentes crônicos devem receber a vacina de acordo com a orientação médica e estão inclusos diabéticos, portadores de doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, com imunossupressão, obesas e transplantadas. As pessoas alérgicas a ovo e que estão com febre não podem receber. Quanto à febre, é necessário esperar que ela cesse para receber a dose da vacina até o último dia da campanha, sexta-feira, 26”, alertou a gerente do programa Estadual de Imunização, Sândala Teles.
O aposentado Francisco Souza, 78 anos, não perdeu tempo e foi o primeiro a ser imunizado. Ele conta que sempre participou das campanhas. “Fico atento às datas e gosto de me prevenir. Não dói e estou com minha saúde em dia”, comemora.
O também aposentado Manoel de Almeida, 77 anos, concorda com o senhor Francisco e diz que a vacina é muito importante para todas as idades. “A vida é muito passageira para perdemos tempo adoecendo, principalmente com a gripe. Somos idosos, fáceis de pegar a doença e temos que nos prevenir, sempre”, afirma.
Mãe dos gêmeos Bruno e Caio, a funcionária pública Adriana Silva levou os pequenos para tomar a primeira dose da vacina contra a Influenza. Ela também é profissional da saúde e aproveitou a ocasião para se imunizar. “Sei o quanto é importante cuidar da saúde das pessoas e com meus filhos não foi diferente. Trouxe-os ao posto de saúde e eles não choraram. Prevenir, enquanto pequenos, sempre é o melhor remédio”, garante.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde realiza Dia D da Campanha de Vacinação –