[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com sorrisos nos rostos e astral lá em cima, mais de 80 idosos, que compõem os Grupos de Convivência dos bairros São Conrado e Sol Nascente, chegaram na manhã de hoje ao hotel-fazenda Boa Luz, um centro de turismo rural situado no município de Laranjeiras, a 15 Km de Aracaju.
O passeio foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMASC), através de sua Divisão de Apoio à Terceira Idade. “Ao realizar eventos dessa natureza, pretendemos estimular a integração e entretenimentos dos idosos que freqüentam os grupos de convivência.”, explica Luci Melo de Lima, coordenadora dos grupos.
O dia de folia dos idosos iniciou bem cedinho. Às 7h30 todos já estavam em frente à Igreja Sagrada Família, para tomar seus lugares nos ônibus enviados pelo hotel para apanha-los. Desde a saída para a pequena viagem, o grupo já mostrava animação. “Eu quero brinca e me divertir muito, afinal essa é uma oportunidade de dar mais significado ao meu tempo”, planejava a aposentada Ramona Abalo, 73 anos, do grupo do Sol Nascente.
Para Luzia Dantas, chefe do departamento de Assistência Social da SMASC, as atividades desenvolvidas pelos grupos de convivência alcançam muito outros objetivos, além de simplesmente divertir os idosos. “A convivência, integração, aprendizado, enfim, todas as experiências vividas pelos idosos dentro do grupo, transformam-se em estímulo a sua auto-estima”, explica.
As irmãs Dometília e Elisária Alves da Silva, 86 e 82 anos, respectivamente, confirmam os benefícios dos trabalhos desenvolvido no grupo do São Conrado. “Eu participo do grupo há dois anos. Essa experiência melhorou, e muito, a minha vida. Por isso convidei a minha irmã para participar”, diz Elisária. “Depois que ela me convidou, passei a me reunir com o grupo e estou gostando bastante. Hoje, por exemplo, em vez de estar em casa, nós temos a oportunidade de nos divertir e mudar a rotina”, completa Domitília.

Programação
Além dos idosos, cerca de 20 crianças e adolescente também participaram do passeio. “A maioria está acompanhando os avós, que muitas vezes cuidam deles”, explica Luzia Dantas. “Nós abrimos a participação para a família também porque achamos importante essa intergeracionalidade. Com os netos aqui, muitos não se privam do dia de recreação”, explica.
E recreação é o que não vai faltar. Desde a chegada no hotel-fazenda, às 9 horas até a saída, às 16 horas, o grupo terá uma agenda cheia. “Vai ter de tudo. Pela manhã, aulas de manejo de criações e ordenha de vaca, apresentação do circo, passeio no zoológico, passeio de charrete, cavalo, carro de boy e mini-poney. Após o almoço, tem passeio de trenzinho até a gruta da Pedra Furada, diversão na piscina, no pedalinho e na área de jogos de mesa”, informou a estagiária do projeto, Carina Alves.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.