Incentivos do Governo de Sergipe geram empregos e investimentos no Sul do Estado
Em mais uma viagem ao interior do Estado para conhecer de perto o funcionamento dos empreendimentos industriais instalados em Sergipe, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, esteve nesta quinta-feira, 11, no município de Estância, a 68 km da capital. Acompanhado dos diretores da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais (Codise), ele visitou as indústrias Arumã, Sergitex e o Consórcio Industrial Têxtil.
Atraída pelas potencialidades do Estado, conhecidas a partir de um diálogo entre o Governo de Sergipe e o grupo norte-americano Crown Cork & Seal Company Inc, a empresa Arumã Produtora de Embalagens funciona às margens da BR-101 onde mantém uma produção de 2 bilhões latas/ano. Com um investimento de US$ 122 milhões, o empreendimento beneficiado pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) está em pleno funcionamento em uma área de 18.190 m², onde são gerados 180 empregos. “Admiramos a solicitude do secretário Saumíneo Nascimento que sempre nos atende quando necessário”, afirmou o gerente da empresa, Francisco Renê Maia, ao agradecer a visita.
A indústria têxtil Sergitex, pertencente ao grupo paulista Rovach, um dos principais do ramo no país, está em fase de montagem dos equipamentos para iniciar sua produção de fios têxteis e jeans em Sergipe. Na unidade já foram investidos mais de R$ 64 milhões e a previsão é de que cerca de mil novos postos de trabalho sejam gerados quando a unidade estiver em pleno funcionamento. “Estamos com 150 teares prontos em São Paulo para trazer aqui para Sergipe”, destacou o empresário Valdomiro Carvalho que espera empregar 450 pessoas, na primeira fase de produção da empresa, a fabricação de tecidos.
No Consórcio Industrial Têxtil (CIT), empresa do grupo Constâncio Vieira, a comitiva pôde conhecer o que está sendo implantado de mais moderno no ramo têxtil. “Estamos trazendo para Sergipe o que existe de mais moderno atualmente na fabricação de brim, com um maquinário totalmente robotizado, fabricado na Suiça e Alemanha”, divulgou o empresário Roberto Vieira, ao percorrer o galpão onde estão sendo instalados os equipamentos. “Nos próximos 90 dias esperamos estar com 60% da produção em funcionamento”, enfatizou.
Para o prefeito de Estância, Carlos Magno, a parceria que vem sendo empreendida junto com o Governo do Estado só tem trazido benefícios para o município. “Nos somamos em prol do bem estar da sociedade estanciana que só tem o que comemorar com a geração de novos empregos na cidade”, declarou. “A CDL está satisfeita com tudo que vem sendo produzido pela indústria sergipana e espera ver no comércio os mesmos incentivos a fim de contribuir ainda mais para a criação de novos postos de trabalho em nosso município”, confirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Estância, Erílio Alves.
“Procuramos ir até as indústrias para conhecer de perto a realidade de cada uma, de acordo com suas demandas e expectativas, a fim de acompanharmos o processo de implantação e o de funcionamento das já instaladas, registrando-se a orientação do Governador Marcelo Déda para atender o que for necessário em prol do melhor funcionamento dessas unidades em Sergipe”, ressaltou Saumíneo Nascimento, que esteve em Estância acompanhado do diretor-presidente interino da Codise, Johélino Magalhães, do diretor de Industrialização, João Lima e do diretor administrativo e financeiro, Elivaldo Silva. Também integraram a comitiva o secretário de Indústria e Comércio de Estância, Martinho Bravo e seu adjunto, Laércio Viana.
No final das visitas, a diretoria do CDL Estância, o secretário Saumíneo e os diretores da Codise discutiram as potencialidades e as perspectivas de novos negócios para a área de atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas do município – que envolve o Sul Sergipano. Na oportunidade também estiveram presentes os gerentes do Banese e do Banco do Nordeste de Estância, que se colocaram á disposição para financiar os novos empreendimentos que estivessem sendo implantados na Região.
- Incentivos do Governo de Sergipe geram empregos e investimentos no Sul do Estado – (Fotos: Viera Neto/Sedetec)