Déda avalia medidas para dinamizar cada vez mais o funcionamento do Detran
Após a visita às obras do viaduto da avenida Tancredo Neves, e o anúncio de medidas que beneficiarão motociclistas e todos os proprietários que possuem débitos de licenciamento em seus veículos automotores, o governador Marcelo Déda realizou, no início da tarde desta quarta-feira, 10, uma reunião com diversos secretários de Estado e dirigentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A reunião ocorreu no gabinete do presidente do órgão, Bosco Costa.
A ideia, segundo o governador, foi aprofundar as discussões sobre uma série de medidas que o órgão vem adotando visando melhorar a qualidade e avançar nos serviços prestados à população. “O presidente e os diretores me informaram sobre iniciativas que o órgão já tomou e que estão em execução no momento e cujo resultado tem sido surpreendente. Um deles é o portal do Detran na internet, onde são oferecidos 75 serviços para atendimento ao cidadão”, destacou o governador, referindo-se ao portal www.detran.se.gov.br.
“Este processo permitiu que 50% dos procedimentos adotados no órgão fossem realizados de forma eletrônica. Isso é um avanço significativo, com uma das melhores performances do Brasil. No universo do Governo do Estado, essa é a prestação de serviços pela internet de maior eficiência, com o maior grau de satisfação do contribuinte”, avaliou Marcelo Déda, ao salientar que isto é um sinal de modernidade, eficiência e melhoria do serviço prestado ao cidadão.
Intervenções
Durante a reunião também foram avaliadas uma série de iniciativas que a diretoria do órgão apresentou para aprovação do governador, dentre as quais, investimentos na modernização das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran´s). “Priorizamos a modernização da Ciretran de Itabaiana, que é um município que detém a segunda maior arrecadação e, portanto, concentra uma maior demanda por serviços envolvendo veículos e condutores, exigindo maior eficiência e conforto nas instalações”, sinalizou o governador, ao afirmar que outras intervenções nas Ciretran´s do interior estão em análise.
O conceito dos totens interativos, um novo serviço que será divulgado em breve à população, também foi apresentado para avaliação do governador. “A ideia é que, em parceria com o Banese, sejam disponibilizados nos caixas eletrônicos do banco um totem do Detran, onde as pessoas poderão realizar operações e a busca de serviços de forma automatizada. Isto irá potencializar uma melhoria no serviço, já que as pessoas que não querem ou não podem utilizar um computador, ao realizar tarefas no banco, possam utilizar esta nova estrutura que o órgão está preparando”, esclareceu Marcelo Déda.
Medidas
A adoção de novas placas de veículos mais resistentes à clonagem, aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e a nova lei que estabelece a “chipagem” dos veículos, cujo objetivo é estabelecer um melhor controle da frota nacional, a partir da instalação de um dispositivo eletrônico em cada veículo.
“Estas medidas vão oferecer à polícia condições de reprimir com mais eficácia o furto de veículos. É uma série de medidas que serão adotadas ao longo deste ano, outras ainda neste exercício que caminham para melhorar a eficiência do Detran, prestar melhores serviços à sociedade e transformar esta autarquia numa marca de tranquilidade e credibilidade para os proprietários de veículos, condutores, e todas as pessoas que se valem desse órgão”, reforçou o governador.
“Saio daqui muito feliz e satisfeito com a performance da diretoria. É claro que ainda precisamos evoluir muito para estar à altura daquilo que o contribuinte sergipano merece. Mas eu testemunhei que há significativos avanços em andamento, outros planejados para imediata execução, e outros de médio prazo que vão, sem dúvida alguma, transformar o Detran num órgão cada vez mais eficiente com o contribuinte cada vez mais satisfeito”, concluiu o governador.
Participação
Participaram da reunião com a diretoria do Detran os secretários de Estado da Casa Civil, Silvio Santos; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Passos; da Fazenda, João Andrade, o procurador Geral do Estado, Márcio Leite de Resende; o controlador Geral do Estado, Adinelson Alves, além do subsecretário de Desenvolvimento Energético do Governo do Estado, José de Oliveira Júnior.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda avalia medidas para dinamizar cada vez mais o funcionamento do Detran – Fotos: Marcos Rodrigues/ASN