Jackson participa de solenidade de creditação no hospital São Lucas
Na noite desta terça-feira, 9, o vice-governador Jackson Barreto representou o governador Marcelo Déda na solenidade de Certificação da Acreditação Canadense do hospital São Lucas. Com mais de 40 anos prestando serviços na área de saúde privada em Sergipe, a Instituição recebeu um dos certificados mais importantes do mundo no setor.
Em seu discurso, Jackson Barreto relembrou a trajetória de dedicação dos profissionais que fazem o São Lucas. “Estamos todos aqui para comemorar a história e a credibilidade do hospital São Lucas, mas também a história de dedicação e abnegação dos médicos, enfermeiros e profissionais que fazem essa Instituição. É uma alegria participar dessa festa porque temos um hospital sergipano reconhecido internacionalmente pela presteza de seu trabalho. É um mérito que precisamos comemorar”, afirmou.
O superintendente da Unidade, Paulo Barreto informou que apenas dois hospitais da região Nordeste possuem o título canadense.
“Essa certificação é resultado de um grande trabalho de um hospital que sempre se pautou pela qualidade no atendimento ao paciente. Este selo é o mais antigo e um dos mais importantes do mundo. Nós, juntamente com um outro hospital do Nordeste, somos as duas únicas unidades de saúde do Norte e Nordeste que possuímos o título. Para nós, é uma alegria imensa e acima de tudo, um grande feito para o estado porque estamos equiparáveis com os melhores hospitais do País. Sempre temos o compromisso de melhorar e oferecer o melhor atendimento ao paciente”.
A certificação recebida pelo São Lucas nesta terça-feira prioriza a gestão de riscos, os mecanismos de segurança desde a identificação do paciente, até as evidências da prescrição eletrônica de forma sistêmica, passando pela comunicação efetiva ao paciente, informações sobre o seu quadro clínico, o tratamento instituído, e toda a evidência do acolhimento desse paciente por toda a equipe multidisciplinar – desde a admissão até a alta. Durante a visita, os avaliadores buscaram no “leito do paciente” as evidências da assistência segura, humana, compartilhada e participativa – pacientes, familiares, médicos, equipe multidisciplinar.
“Nossa responsabilidade é com a qualidade de vida dessa comunidade. O processo de acreditação de uma instituição envolve nossa responsabilidade social com o paciente. Quando falamos em qualidade na área de saúde, fala-se em coisa intangíveis porque trata-se de diminuir o erro humano. O hospital São Lucas entendeu isso. Este é um método de melhoria de qualidade onde todos os colaboradores estão inseridos”, disse o representante da Metodologia Canadense no Brasil, Rubens Curvello.
- Jackson participa de solenidade de creditação no hospital São Lucas – Fotos: Victor Ribeiro/ASN