[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes Silva, falou na noite de ontem, 2, à comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes (Unit) sobre os desafios da sustentabilidade na gestão pública. A palestra, que ocorreu no Bloco D, do Campos II, Farolândia, foi durante o lançamento da I Semana de Sustentabilidade da Unit.

Em sua explanação, o secretário falou da relação do homem com a natureza e destacou as ações do Governo do Estado através da Semarh nas áreas de Biodiversidade e Florestas, Educação Ambiental e Recursos Hídricos que fortalecem as iniciativas para melhor sustentabilidade ambiental.

“Não dá mais para voltar atrás e deixar de utilizar alguns confortos trazidos pela tecnologia. Vivemos melhor e com maior qualidade a partir do que utilizamos diariamente, a exemplo de celular, carro, ar condicionado, água quente, etc.  Tudo o que utilizamos é extraído dos recursos naturais do planeta, e fundamentalmente da  energia gerada por ele, seja hidrelétrica, eólica, nuclear, solar ou térmica.  A sustentabilidade veio para dosar, prevenir o excesso de tudo o quanto já foi utilizado e que, preocupantemente, pode ser um recurso finito, a exemplo da água”.

Na área de Florestas, o Estado vem criando Unidades de Conservação e de Áreas de Proteção Ambiental, bem como os planos de manejos para essas áreas, iniciativa tão importante para a proteção e preservação da biodiversidade da Mata Atlântica e da Caatinga.  Destacou ainda, os trabalhos feitos para a preservação de nascentes e matas ciliares através do projeto Preservando Nascentes e Municípios. Frisou que para fortalecer todas as ações, o Estado de Sergipe está prestes a finalizar processo de criação da Política Estadual de Florestas.

No campo da Educação Ambiental citou a regulamentação da Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA), a criação de Consórcios Públicos de Saneamento Básico dos quatro territórios do Estado e de projetos como Reutilize Alegria, que proporciona o reuso de brinquedos usados para doação à crianças, e da olimpíada Ambiental, que incentiva  a comunidade estudantil e professores a participar de discussões  a cerca do tema escolhido pelo Estado. Esse ano, a 7ª edição da olimpíada promove a discussão das Águas Urbanas.

Quanto aos Recursos Hídricos falou da reforma e ampliação do Sistema Integrado das Adutoras do Alto Sertão, Sertaneja e Semi-árido que beneficiou diretamente 188 mil habitantes, promovendo a regularização no abastecimento de água para os municípios dos territórios do Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste Central e Baixo São Francisco, além de dezenas de povoados.

Destacou também o Programa Águas de Sergipe, que garantirá para milhares de pessoas que vivem em áreas urbanas e rurais do Estado acesso a melhores serviços de água, possibilitando por sua vez o aumento à água potável e saneamento na Bacia do Rio Sergipe com investimentos de U$ 117 milhões. Citou a criação da Sala de Situação, que auxilia a previsão do Tempo e Clima do Estado, e tem objetivo de minimizar os efeitos de secas e inundações. Para encerrar, destacou ainda a elaboração do Atlas Digital – ferramenta com mais de 10 mil informações sobre os recursos hídricos do Estado.

De acordo com a professora Luciana Rodrigues, coordenadora do Programa Conduta Consciente da universidade, o convite feito ao secretário surgiu diante do lançamento da I Semana de Sustentabilidade, que é uma demanda do próprio programa Conduta Consciente, criado em 2009.

“Uma oportunidade para os alunos da universidade se interar acerca da política ambiental do Estado. Assim, exercerem direitos e deveres enquanto cidadãos”, salientou.

Conduta Consciente

Conscientizar a população sobre seu real papel na sociedade frente à preservação ambiental é um dos principais objetivos do evento, que teve início nesta terça-feira, 2, com oficinas de reciclagem, exposições e apresentações musicais no minishopping do Campus Farolândia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.