Seed promove palestra em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta quinta-feira, 21, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), realizou nesta manhã a palestra “Seu mundo, meu mundo. Somos todos diferentes!”. Proferida pela coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial do Estado de Sergipe (Capes), Alynne Exaltação Oliveira, a palestra aconteceu no auditório do Centro de Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, contando com a presença de gestores e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino.
Segundo Aparecida Nazário, diretora da Dieesp, esse evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade sobre as habilidades e potenciais de pessoas com síndrome de down. “Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação tem desenvolvido trabalhos para atender a estudantes do ensino regular com essa especificidade. Oferecemos um contraturno para atendimento educacional especializado a fim de que o aluno vença as barreiras do seu défict cognitivo, característica da síndrome de down, garantindo uma educação eficaz e sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho”, afirmou Aparecida.
Alynne Exaltação Oliveira, coordenadora do Capes, reforçou em sua palestra a importância da compreensão e respeito ao individuo com down. “A educação especial deve promover o desenvolvimento global da criança, respeitando suas singularidades, assegurando o pleno exercício dos direitos básicos do cidadão, bem como a integração social. Autonomia é uma palavra-chave, e a pessoa com a síndrome tem capacidade para isso”, disse a coordenadora.
Palestra educativa
A professora Maria Milcléia Gonzaga, que leciona em sala de recurso da Escola Estadual Lourival Fontes, ficou muito satisfeita com a palestra. “Trabalho há 18 anos com educação especial e percebo que a maior barreira que a pessoa com síndrome de down deve vencer é a do preconceito. Por isso, palestras educativas como estas são importantes para mostrar aos docentes e à sociedade em geral que o aluno com down tem um grande potencial a ser desenvolvido e, com certeza, pode alcançar grandes avanços”, relatou a professora.
Essa também é a opinião do professor Gilvan Rosa, técnico da Educação Especial da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). “É fundamental ter uma vasta compreensão sobre o aluno com síndrome de down para poder em sala de aula saber trabalhar com esse aluno de forma satisfatória e eficaz. A educação inclusiva é necessária para acabar com o preconceito, e o Governo de Sergipe tem se esforçado para mudar essa realidade, promovendo a inclusão de todo aluno com necessidade especial de ensino”, frisou Gilvan Rosa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed promove palestra em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down – Fotos: Eugênio Barreto/Seed