[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da área técnica de Saúde Bucal do Núcleo de Gestão de Linhas de Cuidado (Nugelc), em parceria com a coordenação da Atenção Básica e a Fundação Estadual da Saúde (Funesa), promoveu na manhã dessa sexta-feira, 15, um encontro com os novos coordenadores municipais de Saúde Bucal.  A ação teve como objetivo apresentar os indicadores da Saúde Bucal em Sergipe aos gestores.

“Apresentamos o mapa sanitário do estado e os indicadores da área. Também explicamos sobre as ações de educação profissional que estão em andamento e a definição dos fluxos para a rede especializada Estadual”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Rosana Apolônio.

Para a coordenadora do Nugelc, Jane Curbani, a intersetorialidade dessa ação possibilitou uma discussão coletiva, que explicou como o Estado organiza e estrutura as ações de Saúde Bucal.

“Enquanto coordenação, pretendemos uniformizar as ações de monitoramento e fluxo nos municípios para fortalecer essa linha de cuidado. O nosso principal objetivo é o de garantir que o andamento do atendimento do usuário não seja interrompido”, reforçou Jane.

No âmbito da Atenção Básica, a coordenadora do setor, Guadalupe Ferreira, destacou que a Saúde Bucal acontece no território e é realizada por uma equipe que integra as equipes de saúde da família de cada município.

Para os gestores, a iniciativa foi uma oportunidade de mensurar o crescimento do serviço e se inserir na atual realidade. “Atuei como dentista da primeira equipe de saúde da família em Cristinápolis, em 2009. Ao longo desse período, avançamos bastante e hoje já temos seis equipes e realizamos procedimentos como prótese. Esse avanço não aconteceu só lá, mas em muitos outros municípios”, garantiu a coordenadora de Saúde Bucal de Cristinápolis, Juliane Soares.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.