[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Proporcionar aos participantes uma visão básica dos procedimentos envolvidos no processo de exportação e das oportunidades representadas pela internacionalização da empresa. Com esse objetivo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) realizou nesta quarta-feira, 13, no auditório da Codise, um Curso Básico de Exportação. Voltado para técnicos e empresários de microempresas e empresas de pequeno porte, que pertençam a um setor com potencial exportador, o curso trouxe a Aracaju o analista de Comércio Exterior do MDIC, Thalis Andrade.

De acordo com ele, a ação está inserida no calendário do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e espera capacitar o maior número possível de participantes sobre os procedimentos do processo de exportação. “Traçamos um panorama do que está inserido na cultura exportadora, com todos os temas de comércio exterior voltado para as exportações, aspectos e procedimentos do processo, com foco principalmente nas microempresas e empresas de pequeno porte”, destacou Thalis.

Durante todo o dia os participantes do curso puderam obter conhecimentos sobre o tema, inclusive sobre as ferramentas gratuitas que o governo dispõe na internet para as empresas exportadoras. “Esperamos ampliar a base exportadora com a participação das microempresas e empresas de pequeno porte, ainda na casa dos 4%, o que representa um percentual muito pequeno em termos de valores”, explicou o analista do MDIC.

Para Alaelson Cruz, proprietário de uma empresa de assessoria, capacitação e treinamento que leva seu nome e há cinco anos atua em Sergipe, o curso representou uma oportunidade de entender melhor o comércio exterior e de como atuar no mercado exportador. “Vejo nas exportações um rumo promissor, embora o Estado de Sergipe não apresente uma tradição exportadora, e vim buscar informações sobre o assunto para ajudar aos meus clientes nesse sentido”, afirmou o empresário.       
 
“Foi importante trazer essa atividade para Sergipe, a fim de despertar os participantes para a cultura exportadora nos empreendimentos de pequeno e médio porte, principalmente”, destacou Tiago Oliveira, economista do Departamento Técnico da Sedetec. “A idéia é implantar essa cultura em todos os segmentos para fazer com que aumente e diversifique a pauta de exportação sergipana”, enfatizou. 

De acordo com a diretora técnica da Sedetec, Sudanês Pereira, a área de exportação é uma das prioritárias para o estado de Sergipe. “Assim como no Plano Brasil Maior do Governo Federal, Sergipe tem na sua Política de Desenvolvimento Industrial (PDI-SE) metas a serem cumpridas em relação ao incentivo às exportações e, especificamente, ao aumento das exportações por parte das micro e pequenas empresas. Para isso, a Sedetec e parceiros trabalharam na construção do Plano da Cultura Exportadora-2013 com o propósito de apoiar e incentivar o comércio exterior de Sergipe. Até o final do ano nós temos uma série de capacitações já programadas com o MDIC, BNDES, Secretaria de Relações Internacionais/MAPA, além dos parceiros locais”, informou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.