[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Unidade Móvel “Fique Sabendo”, iniciativa do programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que oferece gratuitamente o teste rápido para a detecção da Aids e Sífilis, prestigiou o projeto Saúde na Feira, realizado no Mercado Municipal Albano Franco, na manhã desta quinta-feira, 14.

Idealizado pelo Movimento Popular em Saúde (MOPS), o projeto Saúde na Feira tem o objetivo de levar ações e educação popular em saúde até os feirantes. A Unidade Móvel da SES, em parceria com representantes da Secretaria da Saúde de Aracaju, levou o Teste Rápido ao mercado municipal.

“A meta é realizar 100 testes de AIDS e mais 100 de Sífilis nesta ação. O ônibus está disponível para integrar ações de combate às DST/AIDS em qualquer município sergipano, basta que seja solicitado e agendado”, disse Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/AIDS da SES.

Saúde na Feira  

O projeto também levou para o mercado testes de glicemia, pressão arterial e a aplicação das práticas integrativas de saúde, que abrange a utilização do saber popular juntamente com as práticas científicas. A ação ainda conta com conversas e oficinas sobre alimentação saudável.

“Trabalhamos a arte e a cultura para potencializar a saúde do indivíduo. Acreditamos que a saúde vai além dos hospitais e da prática cartesiana. Se estou com uma dor no estômago, por exemplo, por que não posso tomar um chá de uma planta que tem no ‘chão’ da minha casa ao invés de remédios?”, questionou Nicole Nunes da Cruz.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.