[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se reuniram quarta-feira, 13, com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).  Na ocasião o representante do BID, Danilo Fernandes apresentou o Programa de Apoio à Inserção de Grupos Vulneráveis no Mercado de Trabalho do Nordeste do Brasil.

“Esse programa foi uma solicitação das Secretarias de Trabalho de três estados: Sergipe, Bahia e Ceará. Ele vai financiar uma série de estudos sobre a questão da inclusão dos grupos vulneráveis no mercado de trabalho, mais especificamente serão três estudos. Um sobre a questão da intermediação de mão de obra, um sobre a questão da capacitação profissional e outro sobre educação formal e profissionalizante”, explicou Danilo Fernandes.

O objetivo da visita foi repassar as propostas do programa para a Seides e escutar quais são os programas de inclusão produtiva executados pela secretaria. “Assim vamos estudar formas de implantar o programa no Estado. Estamos visitando várias secretarias de governo de Sergipe”, acrescentou Fernandes.

A ideia desse estudo aconteceu a partir de uma visita de um grupo de especialistas de Washington ao Nordeste do Brasil. Na oportunidade foram visitadas algumas secretarias de Governo desses três Estados.  “Vários Estados do Nordeste estão passando por uma situação muito peculiar com o crescimento da economia. De certa forma existe a falta de mão de obra, e ainda existem os programas sociais que deram muito certo. Assim, uma grande parcela da população, que antes estaria impossibilitada de trabalhar, hoje pode ser inserida no mercado de trabalho. Com o estudo vamos diagnosticar de que forma as políticas públicas poderiam se adaptar para poder acolher melhor essas pessoas” ressaltou Fernandes.

A assessora do Gabinete da Seides, Rosane Cunha, apresentou ao BID os programas de inclusão produtiva executadas pela Seides. “Apresentamos nossos principais programas como o de qualificação profissional Novos Rumos, o de transferência de Mão Amiga e o de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais. Ficamos satisfeitos em saber que o BID irá formar essa parceria com o Governo de Sergipe para nos auxiliar no diagnostico da população em situação de vulnerabilidade e que está a margem do mercado de trabalho. Estaremos sempre à disposição para todos dos esclarecimento. Essa parceria será muito bem vinda”, destacou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.