[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta segunda-feira, 11, no auditório da Seed,  uma capacitação com 37 secretários municipais de Educação e técnicos do Plano de Ações Articuladas (PAR) dos municípios,  objetivando dar continuidade à execução desse plano no estado.  Durante o encontro foi feito um breve histórico do PAR, desde sua implantação em 2007 até a elaboração das ações para o quadriênio 2011/2014. A reunião terá continuidade à tarde com os 38 secretários e técnicos municipais restantes.
 
A professora Jucileide Aragão, responsável pela Coordenação de Articulação e Assistência aos Municípios (COAAM), informou que essa reunião vai aprimorar o conhecimento dos secretários de educação e técnicos sobre todas as diretrizes do PAR. “As ações do PAR já foram elaboradas, porém como houve mudanças de gestão nos municípios este ano, estamos apresentando todo o histórico da elaboração do plano em Sergipe, fazendo essa primeira formação técnica aos novos gestores e equipes municipais de acompanhamento das ações do PAR”, explicou Jucileide.
 
Aprimoramento
 
A professora Marlene Feitosa Costa, secretária de Educação de Nossa Senhora de Lourdes, achou importante o aprimoramento oferecido pela Seed. “A nossa gestão está iniciando agora em Nossa Senhora de Lourdes e, apesar de já termos conhecimento do PAR, é importante conhecer mais a fim de termos uma boa aplicabilidade dos recursos com o objetivo de oferecer um ensino melhor e de boa qualidade à população sergipana”, disse a secretária.
 
Essa também foi a opinião do professor Jadson Prudente, técnico do PAR de São Francisco. “Quero conhecer melhor o plano e usar os recursos de forma que atenda a todas as necessidades do município, garantindo capacitações para os docentes, escolas bem equipadas, com prédios bem estruturados para os alunos, favorecendo, assim, uma educação melhor para todos”, disse o técnico.
 
Benefícios do PAR
 
O professor Raimundo dos Santos, secretário de Educação de Arauá, afirmou que os recursos do PAR já trouxeram benefícios para o município. “O PAR possibilitou a construção de uma creche e melhorou a infraestrutura em escolas com a aquisição de mobiliário novo. Na parte pedagógica temos oferecido formações continuadas para os professores. Nosso enfoque agora é a ampliação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e construção de uma escola de ensino fundamental”, revelou o secretário.
 
A professora Fabrícia Guimarães, técnica do PAR em Umbaúba, destacou a importância do plano. “O PAR é um instrumento de diagnóstico e planejamento. Através dele obtemos recursos e melhorias para a educação nos municípios. Em Umbaúba vamos entregar este ano uma creche construída com recursos do PAR”, disse a professora.
 
PAR
 
O Plano de Ações Articuladas, instituído pelo Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007,  é um programa estratégico do PDE, cujo objetivo é fortalecer políticas para a melhoria da educação básica pública. A adesão voluntária ao compromisso gerou o comprometimento dos entes federados com 28 diretrizes e com metas estabelecidas a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.