[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No Dia Internacional da Mulher, mulheres líderes de movimentos sociais de todo o Estado assistiram ao lançamento da campanha “Mulher saiba prevenir”, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).  No evento, que aconteceu no CIC, houve palestras sobre o câncer do colo de útero e da mama, a feminização da Aids, ministrada pelo médico Almir Santana,  e sobre a autonomia da mulher, essa última proferida pela secretária de Políticas para as mulheres, Maria Teles.

A campanha será multiplicada na capital e interior do Estado por meio das lideranças que, com as palestras, puderam aprender um pouco mais sobre todas as formas de prevenção e enfrentamento à violência. A autonomia da mulher, palestra proferida por Maria Teles, é um caminho seguro e certo para a prevenção à violência doméstica e social.

Autonomia da mulher

“Autonomia é a garantia dos direitos da mulher, não só a financeira e econômica, mas também aquela que lhe dá voz para exercer seus direitos reprodutivos e políticos”, afirmou Maria Teles. Ela citou a Lei Maria da Penha, reconhecida pela ONU como uma das três legislações mais eficientes do mundo para o enfrentamento à violência contra a mulher como uma das grandes conquistas da mulher no século XX.

Maria Teles destacou o caráter integrativo da campanha, que de forma conjunta, foi construída com a Secretaria de Estado da Saúde. O mesmo discurso, da importância da transversalidade, foi adotado pela deputada Conceição Vieira, que compôs a mesa diretora do evento. “As políticas transversais fortalecem a luta e consequentemente os resultados”, falou a deputada.

A secretária de Estado, Joélia Silva Santos, também destacou a importância da realização da somação de esforços das duas secretarias na execução da campanha. “É o início da caminhada. Essa integração entre as duas secretarias, não só entre a SEPM e SES, que potencializa os eventos realizados e os resultados alcançados”, ressaltou.

Prevenção à saúde

Já o coordenador do programa DST-Aids, da SES, médico Almir Santana, falou sobre os casos crescentes de Aids entre as mulheres que nos últimos anos tem aumentado consideravelmente. Ele enfatizou a importância da prevenção com o uso de preservativos nas relações sexuais e mostrou às mulheres presentes a “camisinha” feminina.

O médico da SES e referência técnica da Rede Cegonha, André Baião, foi o primeiro a falar no evento. A palestra dele foi sobre a prevenção do câncer do colo de útero e mama. O médico informou sobre sintomas e a importância da realização de exames preventivos, como o Papanicolau. Baião advertiu para a necessidade de manter uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas na prevenção aos cânceres e o risco da obesidade e do tabagismo.

Presenças

Além das diversas lideranças comunitárias presentes, participaram do evento: a primeira-dama e secretária de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino,  a diretora-presidente da Fundação Estadual de Saúde, Cláudia Menezes Santos, a superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitosa, a secretária adjunta da Educação, Hortência Araújo, a secretária adjunta de Direitos Humanos, Selma Maria Amorim Santos e a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.