[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde que assumiu o comando da Prefeitura de Aracaju, o prefeito Marcelo Déda tem dedicado atenção especial não só às questões mais visíveis e imediatas como obras, mas a investimentos de médio e longo prazo. Um bom exemplo disso são os avanços conquistados pela Semed – Secretaria Municipal de Educação – durante os 22 meses da atual administração.
Uma das principais conquistas foi a ampliação em 35% do número de vagas na educação infantil com a criação de mais quatro EMEIs – Escolas Municipais de Educação Infantil. São elas a Dom José Brandão de Castro (bairro Castelo Branco), Jovino Pinto (Aeroporto), Maria Clara Machado (Santos Dumont), e Artur Bispo do Rosário (São Conrado). Além destas, foi criada também a EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Professor Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria.
A EMEI Bebé Tiúba (conj. Médice), o Pré-Escolar Raquel Côrtes Rollemberg (José Conrado de Araújo) e a EMEF Oviêdo Teixeira (Olaria), foram transferidas do Estado para o município. Atualmente elas atendem a 3.751 alunos, dos quais 2.187 estão matriculados no ensino fundamental e 1.564 no ensino infantil. A EMEF Manoel Bomfim (Bugio), onde antes funcionava a AMAB, foi desapropriada e está com sua reconstrução prevista para 2003.
No total, 29 escolas tiveram sua estrutura reformada ou ampliada, a exemplo da EMEF Laonte Gama, no Santa Maria. Lá, a quadra de esportes foi coberta, uma arquibancada foi construída, uma sala de aula ampliada, a rede elétrica e a pintura refeitas.
Ao contrário dos paliativos vistos em gestões anteriores, a administração atual realizou em abril deste ano um concurso para contratar 350 novos professores. Na opinião do prefeito Marcelo Déda, a singularidade desta ação não está apenas no fato de não haver sido realizado concurso público para o ensino municipal nos últimos 16 anos, mas também no resgate desta prática. “Estamos recuperando na administração pública a consciência de que esta é a maneira mais justa para admitirmos servidores”, enfatizou.
Todos os aprovados no concurso já estão devidamente contratados e lotados nas diversas escolas da rede municipal de ensino.
Uma outra iniciativa da PMA foi o lançamento da Marinete do Saber, entregue à comunidade em maio deste ano. O ônibus funciona como uma biblioteca itinerante e foi equipado inicialmente com um acervo de mil livros da literatura infantil e adulto, folclore, literatura de cordel, da área de educação e enciclopédia, além de fantoches e fitas de vídeo para crianças.
Os laboratórios de informática do município contam com 82 computadores e atendem a cerca de 3.400 estudantes. Os recursos foram conseguidos através do Proinfo – Projeto de Informatização nas Escolas -, implantado em todo o Brasil pelo Governo Federal.
Para a professora Maria Conceição Xavier, o computador tem sido um auxílio pedagógico muito importante. “Os alunos melhoraram o rendimento na classe depois que tiveram acesso ao computador. Eles ficam tão empolgados com os jogos pedagógicos e os outros recursos que acham pouco o tempo de cinqüenta minutos de aula no laboratório”, comentou.
Já o Projeto de Artes, Cultura e Cidadania da Semed, que em 2001 atendia a 700 alunos, este ano teve sua abrangência aumentada em cerca de 38%, passando a atender 900 estudantes. Os números da Bolsa-Escola municipal, denominada “Cidade Criança”, também cresceram em torno de 22%, passando de 330 para 402 famílias atendidas.
Apesar de consciente de que muito ainda precisa ser feito na área da educação, o prefeito Marcelo Déda se mostra satisfeito com os avanços obtidos até agora. “Sei que temos muito trabalho pela frente, mas as melhorias são inegáveis”, disse. “A educação faz parte da construção do nosso sonho porque a escola pública é a porta através da qual os filhos da classe trabalhadora podem aspirar novas posições”, completou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.