Saúde visita Conselho Regional de Medicina
Com o objetivo de estreitar cada vez mais os laços para que, através de diálogos e constantes melhorias na assistência à saúde dos sergipanos sejam realizados, a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, e o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Marcelo Vieira, estiveram na manhã da última sexta-feira, 15, no Conselho Regional de Medicina (Cremese).
Acompanhados de Wagner Andrade, diretor operacional da FHS, os gestores foram recepcionados pelo presidente do Cremese, José Júlio Seabra, pelo vice-presidente, Roberto César Prado, pelo corregedor, Rivaldo Santos, e demais membros.
“Esse diálogo é fundamental para que possamos, juntos, analisar os problemas e construir estratégias para que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) seja sempre beneficiado com uma assistência de qualidade. Ficamos muito satisfeitos pelo Cremese ter aberto as portas à SES e à FHS. É ouvindo as críticas e sugestões do órgão e verificando as possíveis deficiências encontradas na saúde pública pelo próprio Conselho que é, de fato, o agente fiscalizador, que poderemos elaborar medidas para que os avanços continuem sendo feitos. Vamos continuar sentando e discutindo alternativas para a evolução do processo”, explica Joélia Silva.
Ao longo do encontro informal, alguns temas foram abordados como a valorização do profissional médico, a imparcialidade do Conselho, a atuação da corregedoria, a importância do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNLS), a ampliação da rede hospitalar no interior do estado através dos Hospitais Regionais, entre outros.
“Esse primeiro contato entre a nova gestão da SES e da FHS com o Cremese foi de extrema importância para estabelecermos uma aproximação e um permanente diálogo. Precisamos criar uma agenda contínua de discussão para que possamos caminhar lado a lado e resolver as demandas da saúde como um todo. Temos total interesse em analisar os problemas, discutir melhorias e abrir debates. Queremos manter esse canal aberto”, afirma Marcelo Vieira, diretor geral da FHS.
Para o presidente do Conselho, este momento de aproximação entre o órgão e a gestão da SES acenou a esperança de novos horizontes para a saúde em Sergipe. José Júlio Seabra ressalta que o Cremese é um órgão fiscalizador e o papel da SES é buscar melhorias e conduzi-las em conjunto.
“Houve uma época que em que não tínhamos abertura com a Secretaria para expor os problemas que detectamos, já que o órgão é um agente para isso. Hoje, percebemos que é possível trabalhar juntos. Nossa função é verificar, vistoriar, julgar o profissional que se desvie da conduta ética. Com isso estaremos colaborando não só com a SES mas com a comunidade como um todo. A partir do momento em que a SES nos sugere o diálogo, percebemos que há tudo para a construção do melhor atendimento. Queremos que Sergipe seja citado como exemplo de saúde. Estamos aqui para lutar que a sociedade tenha o melhor e que a secretaria atue em conjunto conosco. Assim, evitamos danos e agravos à saúde dos sergipanos”, pontua Seabra.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]