Hospital de Lagarto atende cerca de 900 pacientes no feriadão de Carnaval
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), atendeu 892 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval, com o cumprimento integral nas escalas de plantão. O balanço de produção foi realizado entre a sexta-feira, 8, e a quarta-feira de Cinzas, 13.
“Desse total de atendimentos, 185 foram de casos cirúrgicos, a maioria deles resolvida no setor de Sutura e Centro Cirúrgico do próprio HRL. Foram casos relacionados à violência urbana, como acidentes automobilísticos e de moto, atropelamentos, ferimentos por arma de fogo e branca e agressão física”, explica Oldegar Alves Júnior, superintendente da unidade.
Somente no domingo, 10, dos 26 casos de pacientes vítimas de violência urbana, 17 deles, ou seja, 65,3% do total, foram causados por acidentes motociclísticos. “Infelizmente essa é uma realidade que ainda persiste na região e a maioria dos casos está relacionada à imprudência, excesso de velocidade, alcoolismo e falta ou mau uso do capacete”, pontua Oldegar, ressaltando que, ainda no domingo, o HRL atendeu a um caso de vítima de arma de fogo, outro de acidente automobilístico, dois de atropelamentos, dois por arma branca e três provocados por agressões físicas.
Escalas
Durante o feriadão do Carnaval, o Hospital Regional Monsenhor Carvalho Daltro, que garante cobertura assistencial a uma população de 250 mil pessoas de seis municípios da região Centro-Sul (Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias e Tobias Barreto), também registrou o cumprimento praticamente integral das escalas de plantão estabelecidas para o período.
“Diariamente as escalas do HRL são compostas por clínicos gerais, pediatras, ortopedistas, cirurgiões e anestesiologistas, além das equipes de enfermagem e multidisciplinar, como fisioterapeutas e nutricionistas”, afirma.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Hospital de Lagarto atende cerca de 900 pacientes no feriadão de Carnaval – Foto: Ascom/SES