Saúde divulga balanço de atendimentos durante o Carnaval
Durante o período do Carnaval 2013, entre os dias 8 a 13 de fevereiro, a Fundação Hospitalar de Saúde registrou um total de 234 atendimentos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). No período, foram 131 vítimas de acidente automobilístico, 26 motociclísticos, 30 casos de agressão física, 16 atropelamentos, 13 vítimas de arma branca e 18 por arma de fogo.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de atendimentos no Huse em 2013 foi considerado menor. No Carnaval de 2012 foram registrados 289 atendimentos, sendo que 190 pessoas foram vítimas de acidentes no trânsito.
O Huse contou com todo o esquema de atendimento montado e equipes de plantão para garantir a assistência à população sergipana durante o Carnaval. “Como nos anos anteriores, o objetivo é garantir a eficiência e a qualidade dos atendimentos. Estivemos com cirurgiões e médicos ortopedistas de plantão. A Área Azul, que é porta de entrada para a parte clínica, contou com clínicos, além de uma equipe com médicos clínicos horizontais que fazem a gestão da clínica. Isso significa que houve uma rotatividade maior e o paciente conseguiu resolver os problemas com rapidez. Contamos também com especialistas durante 24 horas em regime de sobreaviso, como cirurgiões plásticos e torácicos, otorrinolaringologistas, oftalmologistas e urologistas também fazem parte da escala médica”, pontua Lycia Diniz, coordenadora do Pronto Socorro do Huse.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), por sua vez, atendeu a 1.376 chamados em todo o estado durante o Carnaval 2013, sendo que, do total, 174 ocorrências contabilizadas foram de vítimas de acidentes no trânsito.
Rede Hospitalar
O funcionamento integrado dos serviços da rede hospitalar do Estado deu o suporte necessário para que o Huse funcionasse com normalidade durante o carnaval. “Os atendimentos a pacientes do interior passaram a ser mais resolutivos, reduzindo a necessidade do usuário se deslocar até a capital. Estivemos preparados para atender todos os casos”, explica Lycia Diniz.
No Hospital Regional José Franco, em Nossa Senhora do Socorro, por exemplo, durante o período carnavalesco foram realizados 852 atendimentos em clínica médica, 31 procedimentos cirúrgicos e 23 partos.
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, atendeu a 892 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval, com o cumprimento integral nas escalas de plantão.
“Desse total de atendimentos, 185 foram de casos cirúrgicos, a maioria deles resolvida no setor de Sutura e Centro Cirúrgico do próprio HRL. Foram casos relacionados à violência urbana, como acidentes automobilísticos e de moto
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde divulga balanço de atendimentos durante o Carnaval – Foto: Márcio Garcez