Vice-governador participa dos carnavais de Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros
O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, se dirigiu na manhã dessa terça-feira, 12, ao município de Canindé de São Francisco, a 213 quilômetros da capital, Aracaju, para acompanhar as comemorações da festa de momo naquela cidade. Ao lado do prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, o vice-governador foi recebido pelo prefeito local, Heleno Silva, que lhe apresentou a folia da Prainha Beira Rio.
“O povo gosta de alegria, e o Heleno deu muita sorte, pois nos últimos dias deu uma chuvinha e deu para encher as barragens um pouquinho. O dinheiro bem aplicado na solução dos problemas do povo e transformar alguns momentos em alegria fazem parte de uma boa administração. Por isso, estou muito feliz aqui, visitando Canindé de São Francisco”, declarou Jackson Barreto.
Os seis dias de festa, iniciada na quinta-feira, 7, reuniu na cidade atrações como Edcity, DJ Cafú, Banda Magart Lord, Maysa Reis, Fantasmão, Flavinho e os Barões, Julinho Porradão, Rojão Diferente, Seeway, Cid Natureza, Trem de Pouso, dentre outros. Para o prefeito Heleno, a diversidade de opções oferecidas pelo carnaval do município foi um dos grandes atrativos da festa.
“Muita gente reunida, o carnaval mostrou para Sergipe o que Canindé tem de melhor, que é o seu povo, nossa receptividade, além das belezas do município. A Prainha foi um sucesso esse ano, passando por lá nomes fortes da música. O carnaval de Canindé trouxe gente de todos os lugares, como da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Foi um Carnaval tranquilo, graças a Deus, com muita paz, muitos visitantes, porque nós temos o carnaval de rua, dos blocos, o do forródromo e o da Prainha, e, além disso, para quem quer descansar temos a beleza do cânion e a região do Angico”, relatou o prefeito, que agradeceu também a visita de Jackson e o apoio que recebeu do Governo do Estado.
“Eu recebo o vice-governador aqui com muita satisfação. Ele que é um homem que conhece Sergipe como poucos e conhece Canindé e o Sertão, por isso, é uma alegria tê-lo conosco. Quero agradecer ainda ao apoio do Governo do Estado e pela divulgação do carnaval daqui. O Corpo de Bombeiros esteve conosco, tivemos até uma equipe de salva-vidas treinados e orientados por ele. Gostaria de agradecer também a Polícia Militar, em especial ao batalhão, a polícia da Caatinga, ao secretário João Eloy, ao comandante Maurício Yunes, de quem recebemos apoio total, e ao governador Marcelo Déda, que só não veio nos prestigiar devido ao seu estado de saúde do qual se recupera. Pedimos a Deus para que ele volte com mais força para trabalhar pelo Sertão, pois Déda no Sertão sergipano é aplaudido e respeitado pelo seu trabalho e Canindé sabe da importância dele para nossa região”, comentou Heleno.
Divulgação e Turismo
Canindé, que já é conhecida por suas belezas naturais e por sua marca na história do cangaço, possuindo atrações turísticas diversificadas, como o passeio no Cânion de Xingó, o Vale dos Mestres, a Gruta do Talhado, o Sítio Arqueológico Mundo Novo e a Grota do Angico, teve na festa momesca mais uma opção para atrair e divulgar o nome do município como região turística.
Jackson Barreto destacou que a festa é importante para a economia local e para divulgação da região como pólo turístico. “É bom destacar que quando um prefeito faz um investimento numa festa como esta ele está pensando também em o quanto de benefícios essa ação trará ao município, em relação as oportunidades que são geradas, como divulgar os municípios, fortalecer o turismo na região, sem falar nos empregos diretos e indiretos que são gerados na ocasião, proporcionando desenvolvimento e fortalecendo, no caso de Canindé, o polo de turismo na região. Então, além das belezas naturais do Sertão, além de Xingó e do Cânion do rio São Francisco, o carnaval na qualidade daqui serve para fortalecer o oólo de turismo de toda essa região”.
Heleno também ressaltou o retorno dos investimentos da festa para o fortalecimento da economia local. “Com muita alegria que a gente vê os cordeiros trabalhando nos blocos, a economia cresce, as lojas vedem, aumenta a procura aos restaurantes, as casas são alugadas e assim o investimento que a Prefeitura fez volta para o município, pois circula dinheiro. Próximo ano iremos divulgar a nível nacional e será com certeza outro sucesso”, disse.
Um grupo de amigos de Olho d’Água das Flores, município de Alagoas, destacou a alegria em participar do carnaval de Canindé. “Aqui está bom demais. Participo pela primeira vez e estou gostando muito, é tudo muito animado. Espero voltar outras vezes”, contou o eletricista Fábio Dantas.
Barra dos Coqueiros
Após Canindé de São Francisco, o vice-governador se deslocou até a Barra dos Coqueiros para conferir de perto a animação dos foliões do município. No último dia de festa, o povo continuava cheio de energia para curtir o arrastão na praia da Costa, puchado pela banda sergipana Seeway.
“Eu me surpreendi com o carnaval da Barra dos Coqueiros, de forma especial, com o carnaval da Atalaia Nova. O prefeito Airton Martins e sua equipe organizaram uma bela festa, na verdade, ele conseguiu fazer com que o carnaval da Barra e da Atalaia Nova voltasse a ser um carnaval de muita alegria e animação, afinal, aqui temos belas praias e o prefeito mostra que podemos ter aqui um ótimo carnaval, ajudando a divulgar essa região como um grande polo de turismo para o nosso estado”, afirmou Jackson.
“Foi maravilhoso nosso carnaval. A população estava sentindo falta de uma festa assim e a fizemos com muita responsabilidade e segurança, com os serviços básicos, como limpeza pública funcionando e com os servidores com dinheiro no bolso, pois as contas da Prefeitura com seus servidores estão em dia. Não registramos acidentes, nem violência e espero que continue assim, nos próximo anos, pois iremos trabalhar para fazer um carnaval ainda melhor daqui para frente”, destacou o prefeito Airton, enfatizando também a importância da festa para a economia.
“Atrai os turistas, alugam-se casas, os vendedores ganham dinheiro e a população fica feliz, pois é uma festa democrática. As pessoas de todas as classes sociais participam, brincam e dançam tudo na paz”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Vicegovernador participa dos carnavais de Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros –