Sedetec recebe plano de desenvolvimento da Universidade Tiradentes
Em continuidade às ações de integração entre as instituições de ensino superior e o Governo de Sergipe, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) recebeu nesta quarta-feira, 6, o superintendente geral da Sociedade de Educação Tiradentes, Jouberto Uchoa de Mendonça Júnior, e o diretor de Inteligência Competitiva da Universidade Tiradentes (Unit), Domingos Sávio Alcântra Machado. Recebidos pelo secretário Saumíneo Nascimento, os representantes da Unit apresentaram um relatório com as ações de desenvolvimento, além do número de profissionais que a Instituição disponibilizada no mercado de trabalho.
Depois de se reunir com universidade e faculdades que atuam no Estado, em novembro do ano passado, a Sedetec propôs que cada instituição de ensino superior apresentasse um plano de trabalho para o futuro e, dessa forma, informar também o número de pessoas qualificadas que são lançadas no mercado de trabalho sergipano. “Nossa finalidade é que estes números sejam utilizados para cobrir a demanda por mão de obra especializada, além de serem essenciais para o Estado na busca por novos investimentos”, destaca Saumíneo.
Há 50 anos presente em Sergipe e atualmente com aproximadamente 26 mil alunos, a Universidade Tiradentes atua na área de ensino, pesquisa e extensão. Na visita à Sedetec, foi apresentado o planejamento para a ampliação do número de vagas e alunos matriculados, bem como a criação de novos cursos no interior. Outro destaque foi a aprovação de dois novos doutorados que deverão gerar aproximadamente 200 novos empregos.
Para o biênio 2013/2014, a Universidade irá investir cerca de R$ 95 milhões em compra de produtos e serviços. Também serão empregados 7 mil novos profissionais com nível superior e 50 novos pesquisadores de alto nível para áreas de meio ambiente, biotecnologia, petróleo e gás. No total, a Instituição deverá gerar, no próximo biênio, cerca de 1500 empregos diretos. “A atuação da Unit em Sergipe é um vetor estratégico para a mobilidade social, gerando reflexos positivos no desenvolvimento do Estado, aumento da produtividade do indivíduo e, consequentemente, nos seus rendimentos”, ressalta Jouberto Uchoa Júnior.
Na área de inovação, a universidade contribui através da formação de recursos humanos altamente, qualificados através dos programas de mestrado e doutorado nas áreas de saúde e meio ambiente, biotecnologia, engenharia, direito e educação. Entre 2013 e 2014 deverão ser formados 30 novos doutores nas áreas de biotecnologia e engenharia, além do pedido de 14 novas patentes.
“Prestamos contas para o Estado do que a Universidade Tiradentes tem feito ao longo desses anos: o número de pessoas que ela tem colocado no mercado de trabalho, seja em nível de graduação, mestrado, doutorado, e ou cursos que estão para ser implantados. Essa iniciativa do secretário Saumíneo possibilita que Sergipe tenha condições de convencer uma empresa a se instalar aqui. A primeira coisa que essa empresa vai perguntar, com certeza, é o número de pessoas qualificadas no Estado. Então, é importante que o secretário tenha esses dados”, destaca Uchoa.
O secretário Saumíneo ressalta que as universidades e faculdades de Sergipe apresentaram para os próximos dois anos uma perspectiva de crescimento de 25% na oferta de ensino superior no Estado. “A discussão sobre mão de obra qualificada é estratégica e importante para o investidor que deseja instalar no Estado uma planta industrial ou comercial. E o objetivo do Governo Marcelo Déda é de, cada vez mais, desenvolver projetos em parceria com as instituições voltados para Ciência e Tecnologia”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sedetec recebe plano de desenvolvimento da Universidade Tiradentes – Fotos: Ascom/Sedetec