Novos gestores municipais da Saúde visitam Hospital de Lagarto
Com o objetivo de conhecer a estrutura do Hospital Regional “Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro” (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Lagarto, na região Centro-Sul do Sergipe, a direção do HRL recebeu na tarde desta quinta-feira, 24, a primeira visita oficial do novo secretário municipal de Saúde de Lagarto, Vanilson Guimarães, e do adjunto, Bráulio Machado.
Os secretários, acompanhados de assessores e do líder do governo municipal na Câmara de Vereadores local, José Cláudio Carvalho da Silva, foram recebidos pelo superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior, o diretor-técnico, Isaías Nascimento, além do coordenador de Internamento, Jardel Martins, e outros gestores da unidade hospitalar.
Durante a visita, o superintendente do Hospital Regional de Lagarto agradeceu a presença dos secretários e demais assessores, por entender o significado do encontro para aproximar e estreitar o relacionamento com a gestão municipal da Saúde de Lagarto. “É a partir de reuniões como esta que começamos a criar um elo de parceria, pois sabemos que a rede hospitalar não funciona bem sem o apoio da atenção básica e vice-versa”, disse.
Esse sentimento também foi compartilhado pelo secretário adjunto de Saúde. “Considero que este é um momento importante, pois a partir dele cria-se a expectativa de construção de uma parceria técnica entre a gestão municipal e a gestão hospitalar”, justificou Braúlio Machado, que falou da intenção de reativar o Centro de Especialidades Médicas administrado pela prefeitura.
Acolhimento
Durante a visita, os gestores do HRL mostraram as instalações do hospital aos secretários e assessores, explicando qual o modelo assistencial, estrutura instalada de leitos, perfil e outros detalhes relacionados à unidade. Assim, eles puderam conhecer, na prática, como funciona o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), que prioriza o atendimento pelo risco e gravidade do paciente, desde a recepção aos chamados eixos para casos críticos, as chamadas Áreas Vermelha (Emergência) e Amarela, ressaltando que neste a idade média dos internados é de 68 anos. Os secretários também conheceram a Unidade de Terapia Intensiva, a primeira UTI do interior do Estado, além do Centro Cirúgico e Pediatria.
Ao final do encontro, os secretários também ouviram do superintendente do HRL a apresentação de números relativos à produção do Hospital Regional de Lagarto em 2012. “Fechamos o ano com quase 119 mil atendimentos de urgência e emergência, cerca de 58 mil pacientes atendidos e uma taxa média mensal de transferência externa de 1,4%, ou seja, aproximadamente 98% dos usuários que aqui chegaram tiveram seus problemas de saúde resolvidos na própria unidade”, disse Oldegar Alves.
Ele ressaltou o fato de grande parte dos pacientes que chegam de forma espontânea à porta do HRL possuir um grau de complexidade cujo perfil é o da Atenção Primária, cujo atendimento deve começar preferencialmente nas unidades básicas de saúde. “Por isso, a partir desse encontro, precisamos fortalecer a parceria com o município, em relação à referência e contra referência dos pacientes atendidos pelo HRL”, ressaltou.
- Novos gestores municipais da Saúde visitam Hospital de Lagarto – Fotos: Ascom/SES