Avaliação Anual do ITPS e Projetos para 2013 apontam o avanço da Ciência e Tecnologia em SE
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) investiu no ano de 2012 recursos da ordem de R$ 4,7 milhões para modernizar sua infraestrutura física e garantir uma maior qualidade na prestação de serviços à sociedade. Os números apresentados pela diretoria do órgão, durante reunião do Conselho Deliberativo realizada nesta quarta-feira, 23, apontam para um crescimento de 11,7% em relação às atividades desenvolvidas no em 2011.
Autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o ITPS é responsável pela realização de estudos e pesquisas científicas e tecnológicas, além da prestação de serviços técnicos sob a forma de ensaios, testes e análises, que representam 90% das atividades realizadas nos laboratórios.
Entre os cinco principais – Inorgânica, Bromatologia, Microbiologia, Água e Solos – os três últimos foram os laboratórios que mais cresceram no ano de 2012, conforme constatou o diretor-presidente do órgão, José do Patrocínio Hora.
“Ano passado realizamos 11.093 análises e ensaios tecnológicos nos nossos laboratórios, o que representou um crescimento de 13% na prestação desses serviços, se comparados com o ano anterior, quando realizamos 9.815 procedimentos”, destacou o gestor do instituto ao ressaltar que a meta para 2013 é analisar 12 mil amostras. De acordo com José do Patrocínio, os investimentos na modernização desses setores têm sido constantes.
No laboratório de Geoquímica foi implantado recentemente o Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência, um equipamento de última geração que permite realizar as análises de compostos orgânicos poluentes com uma maior eficiência e precisão. Com a instalação, a parte de orgânicos que antes não era feita em equipamentos e demorava um dia para analisar 20 amostras, passou a ser realizada com mais rapidez em um número de 100 amostras.
Outra atividade do ITPS, a área de metrologia obteve um crescimento de 40% no ano de 2012, conforme demonstrado durante a reunião. Órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Sergipe, o ITPS realiza verificações periódicas de instrumentos, exames em produtos pré-medidos e ações de fiscalização na avaliação da conformidade que dão ao consumidor a garantia de estarem adquirindo um produto com qualidade. “Nessa área temos uma receita de R$ 6,1 milhões previstos para serem aplicados em 2013”, afirmou José do Patrocínio.
Durante a reunião, o diretor-presidente destacou que estão em andamento no ITPS dez projetos de pesquisa com bolsistas e outros 20 trabalhos foram apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais no ano de 2012. Também foi explanado o convênio em execução entre o Instituto e a Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para monitoramento dos mananciais superficiais e reservatórios do Estado.
“Estamos implantando o programa de gestão de pessoas do órgão e entre as metas para este ano esperamos transformar a coordenação dos laboratórios em gerências, criar a carreira de pesquisador no instituto, dar continuidade à implantação do laboratório de Química Orgânica e iniciar o processo de acreditação do laboratório de Inorgânica, além da construção do Parque de Verificações Metrológicas e as reformas físicas do Instituto”, divulgou.
Para o secretário Saumíneo Nascimento, da Sedetec, os dados apontam um crescimento na área de Ciência e Tecnologia de Sergipe. “Observamos um grande avanço através das ações realizadas pelo ITPS. Em 2013, o ITPS irá comemorar 90 anos, sendo um dos Institutos mais antigos do Brasil, além de bem conceituado e referenciado nacionalmente na sua atuação, graças ao apoio que o Governador Marcelo Déda deu para a modernização e melhoria das condições do ITPS”, afirmou o secretário que preside o Conselho Deliberativo do instituto.
Já o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também conselheiro do ITPS, Angelo Antoniolli, destacou a parceria entre a instituição de ensino e o Governo do Estado, através do ITPS. “A integração entre as instituições é importante para o desenvolvimento científico e tecnológico de Sergipe, principalmente em áreas de impacto social que visam promover um atendimento melhor à população que necessita desses serviços”, enfatizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Avaliação Anual do ITPS e Projetos para 2013 apontam o avanço da Ciência e Tecnologia em SE – Fotos: Vieira Neto/Sedetec