Déda é homenageado na comemoração dos 10 anos de fundação do ILBJ
“Ser homenageado por um instituto que é uma marca de solidariedade, uma marca de qualidade no trabalho social que realiza e que é um exemplo nacional de responsabilidade social me deixa profundamente feliz e agradecido”. Assim o governador Marcelo Déda sintetizou sua gratidão ao ser homenageado pelo Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), na solenidade que celebrou os 10 anos de existência da instituição e a formatura de mais 1.600 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Ocorrida na noite desta quarta-feira, 23, no Espaço Emes, a comemoração teve ainda a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que chegou acompanhado por Déda, e deu nome à turma composta por alunos dos projetos ‘Conectado com a Vida’ e ‘Informática Avançada’. Os demais homenageados foram o procurador-geral de Justiça, Orlando Rochadel; o historiador Luiz Antônio Barreto (in memorian) e o professor Ronaldo Linhares.
Conforme Déda, ao longo de uma década, o Instituto, sem fins lucrativos, mantido pela Construtora Celi, transformou-se num dos melhores trabalhos de responsabilidade social do Brasil. “A responsabilidade social das empresas privadas, a responsabilidade social que todos têm de ajudar o estado a cumprir as suas metas e de ajudar os que mais necessitam dentro do estado, está traduzida pelo excelente trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto Luciano Barreto Júnior. É um exemplo que orgulha Sergipe”, colocou.
O governador ainda exaltou a iniciativa do empresário Luciano Barreto e sua esposa, Maria Celi, hoje presidenta do ILBJ, que ergueram o Instituto para concretizar as ideias sociais do seu filho Luciano Barreto Júnior, falecido pouco antes da fundação. “Eu costumo dizer que Luciano Barreto e Maria Celi transformaram a dor em amor e ao perderem um filho voltaram-se para os filhos de outros pais que talvez não tivessem as condições de ter a assistência e a formação que estão tendo agora sem este Instituto”, acrescentou.
Da mesma forma avaliou o governador de Pernambuco, segundo o qual a educação não pode ser um privilégio de poucos, mas sim um direito da cidadania brasileira. “Hoje como governador reeleito de Pernambuco, venho a Sergipe receber esta honraria que eu acho que é mais do que merecida, de poder levar o nome dessa décima turma para agradecer a generosidade do povo sergipano. O Instituto é um exemplo, como disse o governador Déda, de vencer a morte com o amor”.
Oportunidades e o Proinveste
Ao discursar para uma plateia composta por cerca de 2.500 pessoas, entre formandos, familiares e autoridades locais, o governador disse que um dos grandes desafios da atualidade é preparar a juventude para os empregos que Sergipe tem conquistado.
“Hoje Sergipe é o quarto estado que proporcionalmente mais gera empregos no Brasil e o primeiro no Nordeste. Na próxima terça [29] a presidenta Dilma vai estar aqui para inaugurar a primeira Estação Eólica de Sergipe. Vamos anunciar R$500 milhões em investimento industrial e mais outros investimentos na área econômica. Mas os empregos que são gerados por esses investimentos precisam de mão de obra qualificada”, ressaltou Déda.
Empregos que segundo o governador serão profundamente incrementados caso Sergipe contrate o empréstimo no valor de R$ 727 milhões para obras de infraestrutura previsto pelo Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).
Também em seu discurso, Déda pediu permissão ao empresário Luciano Barreto para pregar a união dos grupos políticos locais em prol da aprovação do projeto na Assembleia Legislativa. “Todos unidos não por nós, mas por eles, para que mais empresas venham, para que mais empregos sejam gerados. Não tenham dúvidas que na hora que esse projeto for aprovado assim, eles saberão que não foi só Déda. E nós todos compartilharemos uma vitória que é do povo sergipano”, concluiu.
Dever cumprido
Entre os formandos da turma 2012 do ILBJ prevaleceu a gratidão pela oportunidade de incrementar seus conhecimentos de forma diferenciada. “Foi excelente para mim. Agora sinto que estou apto para trabalhar na área em que me especializei”, exaltou o aluno do curso de Informática Avançada, Lucas Andrade, 17.
“O Instituto completa 10 anos e hoje estamos completando 10 mil jovens formados, preparados para o mercado de trabalho, para o relacionamento familiar, para a cidadania. É com muita satisfação que estamos comemorando este evento justamente quando Luciano Júnior estaria completando 39 anos. Ele que idealizou e defendeu a implantação desse projeto, merece uma noite como esta”, observou o empresário Luciano Barreto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda é homenageado na comemoração dos 10 anos de fundação do ILBJ – Fotos: Marcelle Cristinne/ASN