Saúde divulga nota de esclarecimento sobre uso de RX odontológico
Devido aos inúmeros comentários relatados na imprensa escrita e falada sobre os riscos em RX odontológico, a Secretaria Municipal de Saúde, intermediada pela coordenadora de saúde bucal, Ana Márcia Menezes de Oliveira, vem esclarecer que os serviços de RX odontológico estão sendo executados com base na portaria 453/ 92 do Ministério da Saúde que estabelece as diretrizes de proteção radiológica a qual menciona:
· Proteção individual para o paciente;
· Proteção individual para o profissional;
· Biombo de chumbo;
· Aparelho aferido com cano longo para centrar a radiação no local desejado;
· Cabo com botão de comando com no mínimo 2m de distância do aparelho para o operador;
A população deve diferenciar RX clínico, que deve existir em todo gabinete para facilitar o diagnóstico, e uma clínica radiológica onde só trabalha com radiologia.
O usuário e o profissional devem ter consciência dos seus direitos e exigir que as normas sejam cumpridas. A COVISA – Coordenação de Vigilância Sanitária – visitou as unidades e detectou que “Inspecionada a sala de RX (consultório odontológico), encontra-se dentro dos padrões para funcionamento”, conforme a lei 453/ 98. O laudo foi expedido pelo Auto/Termo de número 27.046, datado no dia 22/10/2002 e assinado pelas fiscais da Vigilância Sanitária Vera Góes Prado e Evane de Sena e Silva, ambas odontólogas.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]