Secretária visita Huse e avalia como positivo o novo processo de reorganização
A Secretária de Estado da Saúde, Joélia Santos, e o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Marcelo Vieira, visitaram o Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O objetivo foi verificar todo o processo de reestruturação de gestão de leitos nas áreas Azul, Verde e Vermelha na maior porta de urgência do estado.
“Viemos constatar, de fato, as melhorias que vêm ocorrendo nas alas, todo material que está chegando, como estão organizando. Avaliamos como vem sendo feito o remanejamento da gestão de leitos dentro do sistema para abrir mais vagas, além de criar a infraestrutura adequada”, pontua Joélia Santos.
A secretária avaliou como positiva a gestão da porta de entrada da unidade hospitalar. “Fiquei feliz que, ao chegar já na porta do Huse, encontrei entre 4 a 6 macas liberadas para buscar os pacientes nas ambulâncias. Isso quer dizer que, se já estamos com esses equipamentos preparados nas duas portas de entrada para fazer a recepção dos pacientes, não teremos macas presas das ambulâncias, o que mostra que estamos no caminho certo no processo de organização”, explica.
Sobre o ordenamento dentro das alas, a Área Azul, por exemplo, já chegou a atender 120 pacientes e, desde que passou a ser gerida pela FHS em novembro, passou a registrar metade da ocupação, segundo pelo monitoramento diário. Esta redução é resultado de maior agilidade no atendimento e aumento na rotatividade de leitos.
“A reorganização do sistema é um cenário que há muito tempo não encontrávamos. Percebemos, também, a satisfação dos nossos profissionais e dos próprios pacientes que, hoje, encontram um Huse em pleno processo de organização. Gostei muito do que vi”, afirma a secretária.
Durante a visita, Marcelo Vieira destacou que os avanços dentro do Huse, desde a chegada da nova gestão, são notórios. “Estamos fazendo a reestruturação do Pronto Socorro do Huse. A nossa vinda para ver de perto tudo o que vem ocorrendo e que já foi conquistado renova a esperança de que a nossa proposta dará certo. Temos uma equipe de gestores do Huse, da FHS e o comando da SES, plenamente envolvidos nesse processo de ordenamento”, pontua.
O diretor geral da FHS ressalta ainda que atualmente que a ortopedia também tem avançado, graças à abertura dos serviços nos Hospitais Regionais em Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, além dos mutirões. “Os transtornos vêm diminuindo consideravelmente e a população reconhece. O tempo de espera também vem reduzindo. Com a estratégia adotada, estamos pondo fim a um dos problemas mais polêmicos que encontramos na saúde pública. Com esse esforço para cada vez mais desobstruir a ortopedia, criar retaguardas para o Huse e organizar toda essa rede dando a atenção necessária, conseguiremos fazer com que o funcionamento na unidade melhore ainda mais. A avaliação é que estamos no caminho certo”, enfatiza Marcelo Vieira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretária visita Huse e avalia como positivo o novo processo de reorganização – Foto: Ascom/SES