Sedetec inicia diálogo com novos gestores da UFS sobre o desenvolvimento econômico de Sergipe
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, recebeu na manhã desta terça-feira,15, a visita dos novos dirigentes da Universidade Federal de Sergipe. À frente da instituição de ensino superior desde o mês de novembro, o professor Angelo Roberto Antoniolli esteve na secretaria acompanhado do vice-reitor André Maurício de Souza, para um primeiro contato, a fim de dialogar sobre possíveis parcerias com o Governo do Estado, através da Sedetec.
“Estamos visitando as secretarias de Estado e colocando a UFS à disposição do governo para estabelecermos um diálogo e ampliarmos o link de oportunidades, buscando um interesse comum entre a universidade e as instituições que compõem a administração estadual, em prol de ações que beneficiem a sociedade”, afirmou Antoniolli, ao fazer a entrega do Plano de Gestão da UFS ao secretário Saumíneo Nascimento.
Saumíneo explica que a chegada de novas indústrias ao Estado deverá gerar uma demanda maior de pesquisas que vai necessitar muito da Universidade Federal. “Foi muito proveitoso o diálogo com o Magnífico Reitor e com o Vice-Reitor da UFS, tanto na troca de ideias como nas informações sobre as ações que são desenvolvidas pela Sedetec e UFS”, conta.
Para o vice-reitor da UFS, André Maurício, o objetivo é formar parcerias. ”A ideia da nova gestão é trazer a universidade para Sergipe, institucionalizando as ações, principalmente aquelas que promovam o desenvolvimento do Estado e a Sedetec será uma importante parceira nesse processo”, destacou durante a visita que também contou com a presença do jornalista Eugênio Nascimento, assessor de Comunicação da UFS.
O secretário Saumíneo informou ainda aos dirigentes sobre as prioridades da Sedetec na captação de novos investimentos empresariais e no desenvolvimento de programas e projetos de inovação tecnológica, apoio e incentivo à pesquisa e ao empreendedorismo, que propiciam a geração de emprego e renda para os sergipanos. “Dentro do foco de trabalho da Sedetec está a formalização de parcerias com agentes públicos e privados, inclusive a UFS é membro nato dos Conselhos do ITPS e da Fapitec – duas empresas coligadas da Secretaria”, acrescenta.
Outro ponto abordado foi a possibilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), entidade da UFS, instalar-se no novo prédio do Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec) que fica nas adjacências do Campus de São Cristóvão da Universidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sedetec inicia diálogo com novos gestores da UFS sobre o desenvolvimento econômico de Sergipe – Vicereitor da UFS
- André Maurício / Fotos: Vieira Neto