Educadores participam de seminário de capacitação para jornada ampliada
As discussões sobre temas ligados à educação acontecem até amanhã, dia 15, no Oratório Festivo São João Bosco (conhecido como Oratório de Bebé), localizado na avenida Desembargador Maynard, entre as ruas Riachão e Gararu.
O seminário é o primeiro passo para a efetivação do plano apresentado em agosto deste ano ao prefeito Marcelo Déda pelo coordenador geral do Unicef BA/SE, Ruy Pavan. Na oportunidade, Ruy descreveu o tipo de trabalho que será desenvolvido. “Vamos promover a formação de cidadania através do esporte e da cultura. As crianças vão conhecer seus direitos e deveres estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.
O desenvolvimento prático do projeto será conduzido por uma equipe de 20 educadores e quatro coordenadores com experiência em atividades que envolvem crianças e adolescentes.
Para Maria da Conceição Vasconcelos, que participa do seminário como consultora técnica nas áreas pedagógica e social, o projeto da jornada ampliada tem papel fundamental no desenvolvimento infanto-juvenil. “A proposta é construir a coletividade para resgatar as noções de cidadania da criança e do adolescente”, afirmou.
Na tarde de hoje, o coordenador da Rede Cidade Criança da Prefeitura de Aracaju, Rubens Cláudio, vai utilizar sua experiência para desenvolver o tema “Trabalho em Rede”. O dia de amanhã será destinado ao planejamento das atividades que estão previstas para acontecer a partir do dia 21 deste mês.
A participação da PMA
O número de crianças que seriam atendidas pela jornada ampliada aumentou em 33%, passando de 300, como estava no projeto original, para 400. A garotada será inclusa num programa de aprendizado complementar, realizado no horário oposto ao das aulas.
Serão desenvolvidas atividades artísticas, culturais e esportivas com 100 crianças atendidas pela Bolsa Escola Cidade Criança e selecionadas pela Semed – Secretaria Municipal de Educação – nos bairros Santa Maria e Lamarão (loteamento Manoel Preto).
Também fazem parte do programa 300 crianças da Casa do Bom Pastor, Oratório de Bebé e Instituto e Creche Menino Jesus.
“A condição básica para que a criança seja inclusa no programa é estar matriculada em escola pública”, informou Maria Luci Silva, diretora de projetos da ONG Missão Criança.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Educadores participam de seminário de capacitação para jornada ampliada – Fotos: Wellington Barreto AAN