[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta quinta-feira, 13, a reunião estadual de tutores do Programa Formação pela Escola. O evento, que ocorreu no auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da SEED,  teve como objetivo avaliar o desempenho do Formação pela Escola no ano de 2012 e apresentar orientações para o planejamento e execução das atividades para o exercício de 2013.

Os trabalhos iniciaram com uma oficina de sistematização das ações pelos municípios-casos de sucesso. Foi apresentada a inserção do Programa Formação pela Escola na nova estrutura organizacional e um panorama/desempenho do programa em Sergipe. Como parte da programação do encontro, o professor de língua portuguesa Adilson Oliveira Almeida, revisor textual da Ascom/Seed, proferiu uma palestra sobre produção escrita de relatórios.

“Escrever não é um ato linguístico natural como é o ato de fala, que é espontânea, automática. No dia a dia, os usuários da língua usam, na maior parte do tempo, a oralidade. A escrita, por sua vez, é um processo bem mais complexo porque exige repertórios de leituras prévias, que aguçam nosso pensamento e visão crítica sobre a vida e as ciências”, acentuou.

De acordo com o professor Adilson Oliveira, para escrever é também necessário o conhecimento e a prática de técnicas de produção textual. “É por estas razões que um momento como este é bastante interessante para todos nós profissionais que precisamos lidar com a produção de relatórios”, declarou o professor.

A programação contou ainda com a sistematização das autoavaliações pela equipe gestora e tutores e das avaliações pertinentes às atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle).

Os trabalhos foram encerrados com a elaboração do plano tutorial municipal e encaminhamentos para o planejamento e execução para o exercício 2013. No final das apresentações todos participaram de uma confraternização natalina.

Segundo Márcia Ferreira Santiago Feitosa, coordenadora estadual do Programa Formação pela Escola, os trabalhos realizados em 2012 foram muito produtivos para o avanço do programa no estado. 

“O sucesso do programa foi possível graças ao apoio da SEED que viabilizou recursos necessários para a expansão do FormAção pela Escola em todo o estado.  Esse trabalho que estamos realizando hoje contribuirá para que os tutores absorvam mais orientações a fim que, juntos, possamos atingir um índice de aproveitamento ainda maior no ano de 2013”, revelou a coordenadora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.