Alunos de escola de Areia Branca assistem à palestra sobre prevenção sexual
Com olhares atentos e curiosos, cerca de 240 alunos, entre 11 e 18 anos, da Escola Municipal José Inácio da Fonseca, localizada no povoado Junco, município de Areia Branca, assistiram a uma palestra sobre prevenção contra a Sífilis e Aids na última sexta-feira, 7. A ação foi promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) através da gerência de DST/Aids.
De acordo com o gerente do programa estadual de DST/Aids, Almir Santana, os jovens e adolescentes ouviram atentamente às explicações dadas sobre as formas de contágio e prevenção contra as doenças.
“A palestra foi uma grande conversa que contou com a participação dos alunos, com muitas perguntas. Destaquei a situação da sífilis congênita no nosso estado e a importância da participação dos estudantes e professores na divulgação das informações corretas sobre o pré-natal. Essas informações são fundamentais, pois o pré-natal tardio e sem a participação do parceiro sexual, vem contribuindo para o aumento dos casos de sífilis em gestantes e em bebês”, afirma Almir Santana.
Para o gerente da SES, a adolescência é um período mais complicado por conta da inexperiência e falta de informação. “É muito frequente a atitude do namorado ou parceiro da adolescente grávida não assumir a paternidade, e, consequentemente, não participar do pré-natal. Então, a sexualidade deve ser exercida com responsabilidade e muita informação sobre as suas consequências”, aponta.
Em Areia Branca já foram notificados, este ano, 22 casos de Aids, sendo 14 em homens e oito em mulheres. O povoado Junco é o segundo mais populoso no município. Por conta disso, a SES mantém à disposição da população o preservativo que pode ser encontrado facilmente através dos agentes comunitários de saúde e também na unidade de saúde local.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]