Jackson vai à sede da Petrobras em busca de recursos para restaurar a Catedral
Na manhã desta sexta-feira, 7, o vice-governador, Jackson Barreto, cumprindo missão do governador Marcelo Déda, foi ao Rio de Janeiro participar de uma reunião com o diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, objetivando buscar parceria para a restauração da Catedral Metropolitana de Aracaju. O encontro, que dá continuidade ao trabalho de captação de doações para a recuperação do prédio iniciado em dezembro de 2011 pelo governador Marcelo Déda, também representa uma singela homenagem ao Dia da padroeira da capital, Nossa Senhora da Conceição, celebrado neste sábado, 8.
Em setembro, o Governo do Estado, através do Banco do Estado de Sergipe (Banese), oficializou a doação de R$ 1 milhão para a obra de restauração da Catedral. Além de simbolizar a religiosidade da população, o prédio referencia o crescimento urbano e cultural da cidade, já que foi uma das primeiras edificações construídas no Centro de Aracaju. A doação do Banese representa 25% do valor da restauração, orçada em R$ 4 milhões.
O empreendimento é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado e conta com o auxílio da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac) para a execução do projeto de restauração. Conforme informações do subsecretário do Patrimônio Histórico, Luiz Alberto, os serviços de restauração da Catedral já estão em andamento. “A reunião de hoje é fruto do trabalho do Governo para a recuperação do prédio. A Catedral é um bem tombado pelo patrimônio histórico do Estado e é uma referência para a cidade de Aracaju. É um monumento do século XIX, com belos afrescos, o marco zero do projeto de Pirro, além de ser a referência maior para a comunidade Católica de Sergipe”, disse.
Denominado coordenador da comissão criada por Marcelo Déda para abordar essa questão, Jackson Barreto relembrou que o início de toda a mobilização ocorreu através de uma carta do pároco da Catedral. “Nós estamos vivendo um momento histórico, e tudo nasceu de uma carta enviada pelo padre Dácio dos Santos, relatando a situação física do prédio da catedral. Essa carta foi levada ao governador, e juntos pensamos como preservar aquele patrimônio, que é um verdadeiro ‘rosto’ da cidade, ícone da história da capital. Além de um símbolo da religiosidade católica, a Catedral simboliza muito para a memória de todos os sergipanos”, disse o vice-governador.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Jackson vai à sede da Petrobras em busca de recursos para restaurar a Catedral – Foto: Jorge Henrique