[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro Regionalizado de Enfrentamento e Atendimento à Mulher (CREAM) em Situação de Violência “Dra. Josefa Nicilema Santana” será inaugurado terça-feira, 11, às 15h, em Itabaiana. Ele funcionará na Rua 13 de Junho, nº 516, centro da cidade e deverá atender municípios da região do Agreste Sergipano.

O centro será implantado graças a uma parceria firmada entre os governos federal e estadual e municípios que compreendem a região, em especial Itabaiana. O CREAM é um espaço estratégico da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e oferecerá atendimento intersetorial e interdisciplinar – psicológico, social e jurídico.

De acordo com a coordenadora da Mulher de Itabaiana, Rozemeire Santos, são muitas as expectativas em relação ao centro. “Teremos melhor atendimento e apoio não só para as mulheres de Itabaiana, mas de toda região. O centro irá ajudar a mulher a ter um conhecimento maior sobre os seus direitos”, acrescentou.

A coordenadora também informou que o trabalho de conscientização realizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres de Itabaiana está resultando em mudanças necessárias no comportamento das mulheres. “As mulheres estão denunciando mais, estão mais encorajadas”, ressaltou Rozemeire. Para ela, a instalação do Centro é mais um apoio para atender essa demanda.
Além de Itabaiana, compõem a Região do Agreste Sergipano os municípios de Moita Bonita, Areia Branca, Campo do Brito, Frei Paulo, Malhador, Robeirópolis, Macambira, São Domingos, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Carira, Pinhão e Pedra Mole.

Outros CREAMs

Nesse mesmo modelo de parceria e consórcio, Sergipe já conta com os Centros Regionalizados de Atendimento a Mulher em Situação de Violência dos territórios do centro sul, sediado em Tobias Barreto, e leste sergipano, sediado em Carmópolis.

Por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o Governo de Sergipe está articulando a instalação de novos centros nos demais territórios do estado. O centro do Território Sul deverá ser instalado em Estância; do Território do Alto Sertão em Poço Redondo e do Território do Baixo São Francisco em Propriá.

A Barra dos Coqueiros também possui um CREAM. O Centro Regionalizado de Atendimento a Mulher Neuzice Barreto funciona com recursos do próprio município.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.