Sergipe registra queda de 80% nos casos de morte por dengue
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 27, um boletim destacando a redução nos casos graves e morte por dengue em todo o Brasil. A maior parte dos estados teve uma redução considerável nos números em relação ao ano passado, inclusive Sergipe. De acordo com dados do boletim, Sergipe registrou até o momento 43 casos graves de dengue e apenas um registro por morte. Enquanto no ano de 2011, foram registrados 78 casos graves e cinco óbitos, um percentual que representa respectivamente queda de 45% e 80% nos índices apontados.
Em contrapartida, o estado vizinho, Alagoas, registrou um aumento entre 2011 e 2012 de 70 casos graves de dengue para 123 casos registrados. Já o número de mortes permaneceu estável, pois foram registrados oito óbitos em 2011 e o mesmo número em 2012. Na região Nordeste houve uma redução de 52% nos casos graves de dengue e de 28% nas mortes. No Brasil, a redução dos casos graves foi de 64% e 49% para os óbitos.
O secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos, destaca a continuidade das ações para a melhoria dos índices. “Esse é o resultado de um trabalho contínuo de combate à dengue. As equipes de Saúde têm atuado nos municípios e o Governo do Estado disponibiliza carros fumacê e agentes através da Brigada Itinerante que reforça a atuação preventiva no combate ao mosquito”, apontou Silvio Santos.
A coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, destaca a atuação dos agentes da Brigada Itinerante em 25 municípios neste ano. “Nós temos uma programação que vai atendendo a nossa avaliação de necessidade ao longo do ano. Temos programada a atuação em 25 municípios até o final de dezembro e, destes, já realizamos ações em 19, incluindo a capital. Com relação aos carros Fumacê, eles já atuaram em 13 cidades, com destaque para Aracaju e Nossa Senhora do Socorro onde são realizadas ações específicas nos bairros”, afirmaou
Circulação viral
A dengue possui quatro sorotipos de vírus (DENV 1, DENV 2, DENV 3 E DENV 4). As atividades de vigilância epidemiológica em 2012 destacam o predomínio da circulação do sorotipo DENV 4 no país, presente em 63% das amostras positivas para a doença. Foi constatada, porém, uma circulação importante do tipo DENV 1 em 32,9%. Esse cenário, associado às condições ambientais, permite a manutenção do mosquito Aedes aegypti em nossas cidades e alerta para a possibilidade de persistência da transmissão no verão de 2012.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe registra queda de 80% nos casos de morte por dengue – O secretário de Estado de Saúde
- Silvio Santos