[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do programa estadual de DST/AIDS, promoveu uma palestra sobre ampliação do diagnóstico às DST/AIDS em Sergipe na abertura da Semana da Consciência LGBT em Aracaju, realizada no Centro de Criatividade.

Durante o evento, foi discutida a importância do teste rápido para detectar o HIV e também o início precoce do tratamento. “O público para o qual proferimos a palestra são Homens que Transam com Homens, os HSH, que são considerados os mais vulneráveis às DST/AIDS. O diagnóstico precoce tem influência na qualidade de vida das pessoas”, disse Almir Santana, gerente do programa da SES.

Atualmente, o teste rápido é realizado nos Centros de Testagem e Acolhimento (CTA) em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto e Propriá. Mais 12 municípios já possuem o teste que deverá ser implantado em todo o Estado até o final de dezembro deste ano.

“O teste também é realizado em eventos estratégicos, como as paradas GLBT”, afirmou Almir Santana.

O presidente da Associação Homossexual de Sergipe (ADHONS), Marcelo Lima de Menezes, justificou a importância da participação da SES.

“O Almir Santana tem experiência no assunto enquanto gestor de um programa e didática para abordar o assunto prevenção. Não poderíamos deixar de fazer essa parceria com a Saúde”, declarou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.