[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na segunda-feira, dia 26, às 9h, no Auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe (CIC), acontecerá a abertura oficial da 1ª Capacitação dos Profissionais dos Serviços Especializados e da Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Representantes de organizações governamentais e da sociedade civil, além dos profissionais inscritos prestigiarão o evento.

A iniciativa da capacitação é do Governo de Sergipe por intermédio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) e em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM). O objetivo principal é promover a discussão para fortalecer os serviços de atendimento à mulher vítima de violência no estado de Sergipe.

Já nos dias 27 e 28, os participantes vão estar distribuídos em quatro turmas – duas instaladas no CIC e as demais no Centro de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto e no Sindicato dos Bancários – trabalhando os temas propostos. A capacitação ocorrerá nos dois turnos, sempre das às 8h às 12h30 e das 14h às 17h30. 

Programação

No dia 26, pela manhã, após a abertura oficial, acontecerá uma palestra com o tema “Situando a Violência contra a Mulher”, ministrada por representante da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e mediada pela secretária da SEPM de Sergipe, Maria Teles dos Santos.

Das 14h às 15 h, mais duas palestras serão proferidas.  “O que mudou com a Lei Maria da Penha”, pela Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) a professora da UFS Adélia Pessoa, e “Os Serviços de Saúde no Atendimento à Mulher Vítima de Violência” pelo médico e deputado federal Rogério Carvalho. 

Essas explanações serão mediadas pela doutora em Educação da UFS, Maria Helena Santana Cruz, e pela médica e secretária Adjunta da Saúde do Estado, Joélia Silva Santos.

Já na terça-feira, dia 27, das 8h 30 às 10h, será discutido o tema Direitos Sexuais e Reprodutivos e a Violência Contra a Mulher. Dentro dessa questão acontecerá a palestra sobre “Saúde da Mulher na Rede de Atendimento”.

No segundo período desse dia, o tema “Discutindo a Violência Doméstica e Sexual Contra as Mulheres” entrará em debate. Na ocasião será construído Painel sobre “Os Serviços na Rede de Atendimento à Mulher vítima de Violência em Sergipe”.

Na quarta-feira, 28, terceiro e último dia de capacitação, das 8h ás 10, serão destacados dois temas: “Aplicabilidade da Lei Maria da Penha” e a “A Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência”.  Ao final de cada período da capacitação acontecerá à apresentação dos grupos de trabalhos por área especifica dos serviços de Rede, assim como das agendas de compromisso.

Quadro de palestrantes

Ainda farão parte do quadro de palestrantes, a professora doutorada em Ciências Sociais da UFS, Andréa Depiri de Albuquerque, professora e doutora de Ciências Humanas, Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa e a mestra em Educação Maria Parecida Souza Couto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.