Autorizada a reforma e ampliação do Centro de Educação Especial João Cardoso
Com o objetivo de garantir cada vez mais o acesso e a inclusão de todas as crianças na escola, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, autorizou a abertura de um processo licitatório visando à reforma e ampliação do Centro de Educação Especial João Cardoso do Nascimento Júnior, localizado no município de Aracaju. Os investimentos para a reforma e ampliação serão de R$ 1.507.904,80.
De acordo com a coordenadora da instituição, Ana Ruth de Oliveira, as ações deverão solucionar demandas de matrículas existentes na instituição.
“Estamos numa grande expectativa para esta reforma, principalmente porque o Centro de Educação Especial João Cardoso é a única escola de educação especial em Aracaju. Temos um grande papel a desempenhar na sociedade, que é incluir estes jovens tão carentes na sociedade”, disse.
Criada em 1989, o João Cardoso é uma escola especial que atende a crianças de 0 a 12 anos. O Centro atende atualmente a 71 alunos e funciona nos turnos manhã e tarde, atuando na educação infantil de crianças com os mais diferentes tipos de deficiência.
São oferecidas salas de estimulação, com tecnologia assistiva, que tem o princípio da reabilitação das habilidades dos alunos, preparando-os para o processo de alfabetização e socialização em outras escolas.
Intervenções
A reforma e a ampliação compreenderão a recuperação de toda a cobertura, com substituição de telhas e peças danificadas, revisão geral de todas as instalações hidráulicas e sanitárias, instalação de forro PVC em substituição ao forro de madeira, pintura interna e externa de todo o prédio, execução de nova instalação elétrica com ampliação de carga, construção de sala de artes e construção de área de vivência com cozinha e banheiro.
A obra prevê a construção de anexo com recepção, sala de avaliação, duas salas de atendimento pedagógico, sala de estimulação, laboratório de informática, oficina e confecção, construção de casa de lixo, adequação dos WCs para pessoas com necessidades especiais, construção de rampas de acessos em alguns ambientes e na entrada, revisão ou substituição de esquadrias de madeira, alumínio e ferro.
Com o objetivo de proporcionar maior adequação às necessidades dos estudantes, será realizada também colocação de piso táctil de concreto e borracha, colocação de piso de alta resistência em todos os ambientes, exceto banheiros, dispensa e cozinha, colocação de revestimento cerâmico padrão em todas as paredes internas, execução de passeio externo lateral, colocação de barras de apoio e corrimão em salas, colocação de chuveiro elétrico no banheiro dos alunos, colocação de bancadas com armário e pia em todas as salas de circulação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Autorizada a reforma e ampliação do Centro de Educação Especial João Cardoso – Fotos: Arquivo da escola