Sergipano é contemplado pelo edital Bolsa Interações Estéticas
O edital da Funarte ‘Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura’ contemplou o sergipano Elias Santos com o projeto ‘Gravura em Dores na Rota do Cangaço’. Ao todo foram selecionados 52 projetos de residências artísticas de todo o território nacional – dois a mais do que estava previsto no edital. A ampliação do número de premiados foi possível em função de remanejamento orçamentário.
Realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, a Bolsa Interações Estéticas tem como objetivo apoiar projetos de diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural entre artistas das diversas regiões do Brasil e a rede de Pontos de Cultura.
Para viabilizar as ações, cada um dos contemplados receberá bolsa no valor de R$ 50 mil. A premiação foi dividida em duas categorias: Criação e Experimentação, com 41 contemplados; e Continuidade, com 11 contemplados.
Gravura de Inverno
É um projeto criado em 2005 pelo artista plástico Elias Santos e pela arte-educadora Silvane Santos Azevedo com o intuito de resgatar e difundir a arte da xilogravura no Estado de Sergipe. Suas ações consistem em realizar oficinas, exposições e ações educativas sobre xilogravura.
Desde a sua origem o Gravura de Inverno percorreu as cidades sergipanas de Moita Bonita, General Maynard, Itabaiana, Carmópolis, Areia Branca, Laranjeiras, São Cristovão, Estância, Porto da Folha, São Domingos,Propriá, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba, Barra dos Coqueiros, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, possuindo uma oficina permanente, na capital, Aracaju.
Nesse período já atendeu a um público de aproximadamente 1000 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, os quais conheceram, aprenderam e experimentaram a arte da xilogravura.
- Sergipano é contemplado pelo edital Bolsa Interações Estéticas – Fotos: Ascom/Secult